16/01/2014
De acordo com o levantamento, o grande destaque foram os apps voltados para troca de mensagens e redes sociais, como Whatsapp e Facebook -que cresceram 203%.
"O crescimento nesse segmento não chega a ser uma surpresa, já que esses apps têm recebido grande atenção por parte da imprensa," afirma a Flurry em seu blog.
O uso de apps voltados para produtividade cresceu 149%. Já ferramentas voltadas para música e entretenimento registraram alta de 78%.
Pesquisa da empresa reuniu as categorias de destaque em 2013. Os apps de trocas de mensagem e compartilhamento de fotos, como Instagram, Vine, Facebook Messenger, SnapChat, WhatsApp, WeChat, KakaoTalk e Line são os serviços que mais crescem.
Flurry observa que aplicativos nas categorias utilitários e produtividade aumentam 149% a cada ano.
A principal razão é o fato de que smartphones e tablets estão, gradualmente, se tornando nossos pcs. O gaming, no entanto, atingiu níveis de saturação em 2013, um aumento anual de 66%.
A empresa também registrou, somente no dia 31 de dezembro de 2013, cerca de 5 bilhões de acessos aos aplicativos. O ano, como um todo, contabilizou 1,126 trilhão de acessos.
Outra pesquisa
Já o estudo publicado no final de dezembro: 'Aplicativos & Hábitos de Compra', relatório elaborado pela Adobe, afirmou que os aplicativos de compra e catálogos estão quase alcançando os programas de navegação na preferência dos usuários como via de aquisição de produtos e serviços.
De acordo com o estudo, 45% dos usuários de tablets preferem aplicativos e catálogos para fazer compras por plataformas móveis. Entre os que usam smartphones, esse índice é de 49%. A baixa velocidade dos navegadores e a facilidade de acesso oferecida pelos aplicativos foram as razões citadas pelos entrevistados para justificar sua preferência pelos apps.
A pesquisa indica também que o uso de aplicativos estreita a relação entre as marcas e seus consumidores.
Mais de dois terços dos entrevistados, 67%, disseram comprar por aplicativos apenas de suas marcas favoritas, enquanto cerca de 40% dos usuários de dispositivos móveis admitiram que ter um programa de determinada marca em seu aparelho reforça a imagem dos produtos.
Fonte: JCAM