27/01/2014
Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, as grandes indústrias foram responsáveis pela queda da atividade industrial em dezembro.
"É comum termos uma queda na produção em dezembro, mas essa que vimos no ano passado foi a mais intensa e disseminada na indústria da série histórica", afirmou Azevedo. "Entre as grandes empresas, a redução foi ainda mais intensa", disse.
Dados da Sondagem Industrial da CNI mostram que o indicador de evolução da produção registrou 40,2 pontos em dezembro, o menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. Entre as grandes indústrias, o indicador teve um resultado ainda pior, de 38,3 pontos.
As grandes empresas também registraram uma queda mais intensa no indicador de número de empregados. Para a indústria como um todo, o índice caiu para 46,4 pontos, e para as grandes, recuou para 45,9 pontos.
Apesar da queda da produção, a indústria manteve estoques ajustados. "Essa é a boa notícia de dezembro", diz Azevedo. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou praticamente estável no mês passado, em 50,6.
Fonte: DCI