CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Uma feira surpreendente em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

22/10/2019

Fonte: O Globo

Cora Rónai

O jornalista e apresentador Marcelo Tas, que tem uma linha direta com o futuro e que está acostumado a falar sobre tecnologia para jovens empolgados, estava impressionado com a vibração da platéia que encontrou. Era a noite da quinta-feira passada, e ele havia encerrado as apresentações do Salão Nobre da Feira do Polo Digital de Manaus. Horas antes, os jovens que o haviam impressionado se estendiam por uma fila imensa, alegre e ruidosa por um espaço que, claramente, começa a ficar pequeno para o evento que abriga.

No dia anterior, Leonardo Capdeville, CTO da TIM, que havia participado de um painel sobre Cidades Inteligentes e 5G, compartilhou a mesma sensação: ali estava um pedaço de Brasil fervilhante, surpreendente, que precisamos conhecer melhor.

A 2ª Feira do Polo Digital de Manaus foi, fisicamente, bem parecida com qualquer outra feira do gênero realizada no país -- estandes, folhetos, um robô aqui e ali, demonstrações, máquinas, óculos de RV, bancadas de computadores. O que a fez diferente foi justamente o público, mais jovem e mais entusiasmado do que o que habitualmente se encontra nas feiras da Região Sudeste.

Apesar dos pesares, a Zona Franca acabou criando uma tradição de tecnologia na cidade, e a percepção, entre os jovens, de que não há melhor lugar para se trabalhar do que um laboratório de criatividade e desenvolvimento. Todos com que conversei sonham com um emprego na indústria de games, mas também não ficariam infelizes em trabalhar com nuvem, internet, IA, RV, dados.

São bem preparados, inteligentes, sabem do que estão falando.

No corredor principal, uma startup atrás da outra. Todas ligadas à biodiversidade e à floresta, certo? Que nada. Algumas poucas, sim. A maioria, porém, ligada ao cotidiano da cidade, oferecendo soluções para a indústria 4.0, para o comércio, para o trânsito, para o ensino. Manaus tem pouco mais de dois milhões de habitantes, mas concentra mais de 62% da população do Amazonas. Tem os problemas e as necessidades de qualquer outra metrópole.

Realizada pelo segundo ano, a feira reuniu um pouco menos de cem expositores locais que, no último dia, anunciaram a criação oficial do Polo Digital da cidade. Vânia Capela, diretora administrativa do Sidia, um dos principais institutos de pesquisa e desenvolvimento de Manaus, vinculado à Samsung, e um dos responsáveis pela viabilização da feira, acha que a criação deste polo vai além de uma simples logomarca: ele vai trazer visibilidade ao que se faz em tecnologia em Manaus, e terá o potencial de mudar a dinâmica do setor.

- Somos muitas empresas, institutos e startups, mas estamos espalhados, cada um trabalhando no seu canto. Fazer o mapa de quem somos e do que estamos fazendo pode multiplicar as nossas forças, e ajudar no desenvolvimento do ecossistema digital da Região Norte.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House