CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Um caminho sem volta para Zona Franca de Manaus, avaliam especialistas do AM

  1. Principal
  2. Notícias

03/02/2020

Fonte: Amazonas 1

Paula Litaiff

A cruzada do governo federal para reduzir e até extinguir os incentivos tributários da Zona Franca de Manaus (ZFM) – com o apoio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), dos veículos de comunicação do Sul e Sudeste e da ampla bancada de parlamentares paulista – é um “caminho sem volta” para que os entes públicos busquem de forma urgente e planejada os novos modelos econômicos viáveis ao Amazonas.

Mais de 86 mil empregos do Polo Industrial de Manaus colocados em xeque com a proposta do governo federal de “gestão” da Amazônia (Suframa)

A certeza de que não haverá piedade da gestão federal com o Polo Industrial de Manaus (PIM) veio com a última declaração do ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, que de forma equivocada associou a implantação da Bioeconomia no Amazonas ao fim dos incentivos de impostos para o Polo de Duas Rodas da ZFM.

Ao longo dos últimos dez dias, técnicos econômicos, entre eles o consultor Rodemarck de Castello Branco e o especialista em atividades do Terceiro Setor, Takashi Yamauchi, têm afirmado que na atual conjuntura de isolamento é melhor buscar substitutivos ao PIM do que pedir clemência a um algoz que já está convencido de sua sentença.

Futuro no presente

Em entrevista à RÁDIO DIÁRIO, nesta quinta-feira (30), Takashi Yamauchi disse que não haverá solidariedade com o prazo de maturação de um novo modelo econômico ao Amazonas.

Culpa de todos

“A substituição (da principal matriz econômica do Amazonas) deve ocorrer de qualquer jeito, e se não temos um novo modelo de substituição ao PIM a culpa é de todos, não só de políticos”, disse o especialista.

‘Parece brincadeira’

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, se posicionou sobre a fala de Ricardo Salles aos benefícios que mantém as indústrias na ZFM. “Parece brincadeira de mau gosto, desconhecimento ou a ignorância conveniente”, afirmou.

Apelo ao algoz

Esperançoso com mudanças, Périco disse que ele e um grupo de empresários deve ir com o presidente Bolsonaro apelar para que bote ordem em seus subordinados e com isso não causem mais prejuízos à Zona Franca de Manaus e ao Brasil.

Sem consulta

Como se suspeitava, o governo federal não ouviu os ambientalistas nem pesquisadores do Amazonas para a criação e implementação do Conselho da Amazônia e Secretária da Amazônia, com sede em Manaus.

Efeitos do silêncio

A confirmação da falta de diálogo entre os pesquisadores do Amazonas e a gestão de Bolsonaro foi confirmada pelo cientista do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Niro Higuchi, e do pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rogério Fonseca.

Averso à academia

Os dois estudiosos da Amazônia fizeram um apelo ao presidente Bolsonaro para que ouça mais a ciência e disseram que apesar de não serem ouvidos, eles encaminharam dezenas de vezes e-mails ao presidente para explicar dados científicos sobre a região.

Época para Josué

A coluna de política do jornalista Guilherme Amado no site da revista ‘Época’ mostrou, na quarta-feira (29), que a mobilização realizada no Amazonas pelo deputado estadual Josué Neto (PSD) em colher assinaturas para a formalização do partido do presidente Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, está ganhando visibilidade fora de Manaus.

Amazonas x Amazônia

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Helenom, confundiu, nesta quinta-feira (30), os nomes de Amazônia e Amazonas, e atribuiu ao jornal DIÁRIO DO AMAZONAS uma matéria fake news do jornal Diário da Amazônia, em Rondônia.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House