18/02/2014
De acordo com Costa, a visita formaliza o início das ações que já vem sendo trabalhadas há cerca de seis meses. Durante a visita, o grupo conhecerá os potenciais grupos de pesquisa, dialogando com os professores das diversas áreas, desenhando os modelos de mestrado e doutorado em que os grupos trabalharão juntos.
“A meta desse convênio com a UFRJ é potencializar a formação de mestres e doutores, ampliar a titulação dos professores da UEA para 50% de doutores em cinco anos, saindo do patamar de 20%, que é o que ocupamos hoje. Isso significa ter 300 professores nos próximos anos como mestres e doutores. A meta é ambiciosa, mas factível.
Diversas áreas são prioritárias, mas destaco as áreas Engenharias, Artes, da Saúde, Direito, Licenciaturas”, informou o reitor da UEA.
Na manhã desta segunda-feira (17), a comitiva participou de reunião com gestores e professores de diferentes cursos da UEA. O vice-governador do Amazonas, José Melo, também participou do encontro.
“Estamos no limiar de uma nova fronteira do conhecimento. Parcerias como essa com a UFRJ se transformarão, por exemplo e, em breve, em novos cursos e na ampliação dos níveis de conhecimento entre nossos alunos e professores”, destacou o vice-governador.
O reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição, revelou que o convite recebido por parte da UEA foi entendido como uma convocação. “Estamos interessados e entusiasmados com essa parceria com a UEA. Queremos emprestar o apoio e fortalecer as cooperações científicas”, ressaltou Levi.
Fonte: Assessoria de Comunicação Universidade do Estado do Amazonas