11/09/2013
UEA ensina tecnologia em gestão pública
O curso de TGP (Tecnologia em Gestão Público) ofertado em 25 municípios do interior contribui para a formação de vários moradores de cidades do Amazonas e é visto como diferencial de ensino para a melhoria da gestão pública. O curso tem duração de dois anos, sendo ofertado por meio do SPMT (Sistema Presencial Mediado por Tecnologia).
A professora do curso na cidade de Novo Aripuanã (a 225 quilômetros da capital), Cilene Magalhães, afirma que as aulas motivam os alunos a se aperfeiçoarem em trabalhos na área da Administração. “Nossos alunos tem excelente relacionamento, os trabalhos sempre são realizados em equipe com muita sinergia, tanto em nossos eventos internos, quanto nos eventos externos”, disse.
Em Novo Aripuanã, os alunos matriculados no curso possuem um perfil dinâmico. “Eles têm faixa etária que varia entre 18 e 58 anos e 50% deles já atuam no mercado de trabalho na área de Gestão Pública, onde já estão colocando em prática o aprendizado adquirido na Universidade. São dedicados e estudiosos. Desde o início do curso não tivemos desistências e nem reprovações”, destacou.
A professora do município de Apuí (a 194 quilômetros de Manaus), Rosimeire Oliveira, explica que o curso é voltado para a formação de profissionais capazes de planejar, implantar e operacionalizar programas e projetos. “Além disso, os alunos devem dominar as principais bases legais que regulamentam a gestão pública e as práticas de gestão, objetivando o aprimoramento dos processos e da capacidade governativa dos agentes públicos”, disse.
Rosimeire Oliveira ressalta ainda que o objetivo principal das atividades do tecnólogo, que atua em instituições públicas nas esferas federal, estadual ou municipal é contribuir para a otimização da gestão pública e institucional. “As atividades deste profissional centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas”, ressaltou.
Já Cilene Magalhães fala sobre os resultados vistos até o momento no decorrer do curso de TGP. “Nossas ações têm causado notável impacto na gestão pública local, pela dedicação com a qual os alunos têm desempenhado com eficiência os desafios propostos. Temos como resultado deste trabalho o engrandecimento da UEA que tem avançado e alcançado posições cada vez mais elevadas”, concluiu.
Atividades
Entre as atividades realizadas destacam-se ações como troca de informações sobre gestão pública de seus municípios, palestras motivacionais e sobre comportamento e desenvolvimento pessoal e profissional. Em Novo Aripuanã, por exemplo, além de visitas a outras cidades do interior do Amazonas, o grupo realiza palestras periódicas com os comunitários.
“Realizamos com frequência palestras motivacionais e na área de mobilidade social em horários extra-classe, onde ofertamos sempre 40 vagas para os comunitários e familiares dos alunos. Esta tem sido nossa ferramenta de trabalho para mantermos a turma sempre motivada e com a auto estima elevada, procurando sempre mostrar a necessidade de melhorar sua empregabilidade através da educação continuada”, disse Cilene.
Além disso, a professora destaca ainda ações voltadas para as mulheres que vivem nas comunidades rurais e ribeirinhas. O projeto ganhou forma através de um programa de rádio local, transmitido às terças e quintas-feiras, de 12h30 às 13h30, com temas relacionados ao universo feminino. Durante o curso, a turma ainda realizou eventos como “Chá Especial no Dia das Mães” e “Natal Sem Fome”.
“Já está programado o próximo evento científico, que será realizado na primeira semana de outubro. Trata-se de um Ciclo de Palestras voltadas para a Educação Cidadã a pedido da Prefeitura Municipal que conta com a nossa parceria, para a sensibilização da população quanto à preservação do patrimônio público. Também está programado visita às comunidades que estão localizadas dentro das reservas ambientais do município”, disse.Recentemente, a turma do curso de TGP em Apuí também realizou visita técnica fora do município. Os acadêmicos desenvolveram atividades no Instituto Renascer e na Prefeitura de Humaitá, nos dias 27, 28 e 29 de junho.
Fonte: JCAM
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....