23/12/2014
"Participar dessa capacitação foi altamente enriquecedor. Eu tenho certeza de que todo mundo vai sair daqui com aquela vontade de não querer ir embora. Eu nunca tinha tido contado com a produção de games antes de entrar no Ocean. Esse contato de designers com programadores foi um dos pontos mais importantes porque ajudou na criação dos jogos", disse Bárbara Nicolau, acadêmica de Design.
Despertada pelo espírito empreendedor, a equipe de Nicolau desenvolveu, inclusive, marca própria - utilizada na impressão em camisetas e chaveiros. "O nosso Game foi criado para o público infantil. Quando a gente lida com crianças não podemos desmerecer o lado visual. Os pequenos gostam muito de ver o bonequinho e de se identificar com ele. Nós pensamos na customização justamente pra criança brincar com isso. Estamos investindo na questão de camisas e bonequinhos, pensando na parte comercial e para que o público infantil possa se sentir mais próximo do personagem", disse Nicolau. Os jogos foram produzidos durante três meses e apresentados no último sábado (20), na Escola Superior de Tecnologia (EST).
SAMSUNG
O gerente de P&D da Samsung no Amazonas, Allan Bezerra, lembrou que, há oito meses, o Ocean era apenas um projeto e que, agora, já apresenta os primeiros resultados. Bezerra ressaltou ainda que, por meio das turmas abertas, mais de dois mil alunos já passaram pelo Centro de Treinamento e Capacitação. "A ideia da 'Turma Fechada', como é o caso dessa de games, é justamente produzir produtos com potencial comercial. Os alunos vão trabalhar mais algumas semanas para possamos colocar esses jogos no mercado. Estamos trabalhando junto com a UEA para que esses Games sejam publicados na loja de jogos disponíveis nos próximo aparelhos da Samsung para que qualquer usuário possa baixar", disse o representante da Samsung.
As "Turmas Fechadas¿são focadas na formação de especialistas. O objetivo é promover a formação de empreendedores digitais e com isso a criação de 'start-ups' para integrar o ecossistema brasileiro, aumentando a oferta de jogos eletrônicos para o mercado regional e mundial. Allan ressaltou, ainda, que a próxima etapa é fortalecer o Plano de Negócio de cada equipe. "Num conceito mais completo, a ideia é pegar essas equipes e, por exemplo, entregar para a incubadora da Universidade para que elas se desenvolvam como empresa Não é apenas criar o jogo mas fazer com que esse produto chegue ao usuário final", lembrou Bezerra.
AVALIAÇÃO
O coordenador do curso e professor da UEA, Jucimar Maia, falou dos primeiros resultados das "Turmas Fechadas". "O desenvolvimento de um jogo é proporcional ao tempo dedicado à ele. Nós observamos que as equipes se dedicaram e acho que valeu muito a pena. O importante foi ter o feedback de quem a plateia não era de leigos mas sim de profissionais da área", completou Maia.
Para o design Felipe Barcelos, a qualidade do trabalho é de profissionais. "Os jogos são muito bons. Confesso que eu esperava um nível de amadurecimento menor, apenas um protótipo. Mas eles estão mais na fase de polimento, tem muita coisa que já está quase acabada, faltam só uns detalhes. Me surpreendi bastante", acrescentou Barcelos.
FATURAMENTO
O vice-reitor da UEA, Mario Bessa, ressaltou o crescimento da indústria dos Games em todo o mundo e o interesse da Universidade em apoiar esse setor. "A indústria dos Games já superou a grande indústria do Cinema. Em 2012, o faturamento foi de 52 bilhões de dólares, enquanto Hollywood teve uma receita de pouco mais de 50 bilhões, Para 2017, a expectativa é que o setor dos Jogos Digitais fature mais de 70 bilhões de dólares. É uma área que está em expansão, promovida pela internet. SEm dúvida, estamos promovendo o polo de Games no nosso estado", disse Bessa.
SAMSUNG OCEAN
O Samsung Ocean, inaugurado em junho deste ano, é um centro de treinamento e capacitação para a criação de soluções móveis, voltado para universitários, desenvolvedores e aspirantes. No local, são oferecidos cursos de livres (aulas de aproximadamente 4 horas sobre um assunto) e intensivos (cursos semestrais com 200 horas de carga horária).
Em Manaus, o Ocean é resultado da parceria estabelecida entra a UEA e multinacional coreana Samsung, que decidiu implantar o Ocean no Brasil (na filial em São Paulo) e no território amazonense. Os laboratórios são os primeiros do tipo fora da Coreia do Sul, terra natal da empresa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)