08/10/2013
O prefeito considerou positiva a ideia de instalar universidades de excelência, destinadas a pessoas carentes, em Manaus, para promover o intercâmbio entre os países.
“São propostas bem concretas. Eles (os empresários) nos questionaram, inclusive, sobre a possibilidade de a Prefeitura ceder o terreno para a construção das universidades, entre elas, a Fatih University, uma das mais respeitadas de Istanbul. Além disso, estudam o nosso regime de incentivos fiscais para trazer novas indústrias para capital”, destacou o prefeito.
A aproximação com a Câmara de Comércio e Indústria Turco-Brasileira (CCITB) faz parte da política de austeridade implantada pela atual gestão, que além de reduzir os gastos do Executivo Municipal, pretende captar recursos internacionais.
Mercado
Segundo o diretor executivo da CCITB, Emrah Mevlut, o desenvolvimento da capital amazonense vem atraindo o interesse comercial de vários países do exterior. “Nos últimos anos a cidade cresceu muito e para nós é interessante essa aproximação entre os países. Podemos levar empresas amazonenses para Turquia, assim como podemos trazer novos investidores para Manaus. Outra proposta é oferecer bolsas de estudo para que manauaras possam se especializar na Turquia e que nossos alunos também encontrem o mesmo benefício em Manaus”, afirmou o dirigente turco.
Ao fim do encontro, o prefeito recebeu lembranças turísticas das principais cidades turcas e de suas manifestações culturais. De Manaus, além da expectativa de novos negócios, a comitiva de empresários levou um quite da Copa de 2014.
Fonte: Portal Acrítica.com.br