CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Transporte no AM prevê queda de 8%

  1. Principal
  2. Notícias

26/09/2014

Ao contrário de anos anteriores, quando tradicionalmente houve aumento no volume de cargas transportadas no último trimestre, impulsionado pelas vendas de fim de ano –principalmente de produtos eletroeletrônicos e de informática –a expectativa no setor de logística é de retração em 2014. De acordo com o 1° Secretário da Fetramaz (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia) Raimundo Augusto, a previsão é de uma retração entre 5% e 8% no volume de carga transportada em relação ao ano passado.

“A expectativa não é das melhores devido às dificuldades pelas quais o Polo Industrial tem passado. A economia não está bem e também estamos vivendo um período de indefinições políticas. Todos esses fatores somados nos levam a crer que este final de ano não teremos motivos para comemorar”, lamentou.

Raimundo Augusto explicou que o setor já sofre com o baixo desempenho do PIM em 2014. Segundo o secretário, a capital amazonense conta hoje com uma frota de 8.500 carretas voltadas para o transporte rodoviário de cargas. No entanto, grande parte desses veículos permanece na cidade devido à falta de cargas para os Estados do sudeste –principalmente para o Estado de São Paulo. Os reflexos desta situação estão prejudicando o transporte rodoviário, principalmente no Sul e Sudeste do país.

“O movimento no Distrito Industrial está fraco. As carretas chegam do Centro-Sul carregadas, mas depois de descarregadas, não têm carga para voltar aos Estados do Sul. Resultado: vai faltar carretas nos Estados que enviam produtos para cá, principalmente no fim do ano, em função do baixo movimento de carretas de Manaus para esses Estados”, comentou.

Contramão


Contrariando o cenário negativo do setor –e da indústria de modo geral –a DHL Supply Chain, maior operador logístico que embarca produtos da ZFM (Zona Franca de Manaus), espera transportar durante o período de pré-vendas de Natal, aproximadamente 25% a mais do que a média dos outros meses do ano, com destaque para telefones celulares, televisores, computadores, entre outros.

“A DHL Supply Chain conta com mais de 15 anos de experiência no mercado brasileiro e atualmente é um dos maiores transportadores de produtos que saem de Manaus para serem comercializados nas demais regiões brasileiras. Especificamente no setor de tecnologia, conta com cerca de 15 clientes e está apta para crescer ainda mais”, afirma Marcos Menna, diretor-sênior de operações.

Segundo o executivo, a empresa espera um crescimento de 10% e para tanto, está disposta a fazer novos investimentos se for preciso.

"Além da armazenagem e distribuição, também oferecemos aos nossos clientes serviços agregados em nossos Centros de Distribuição que vão desde manuseio até reparo de equipamentos”, acrescenta. Ainda de acordo com ele, essa é uma tendência crescente, uma vez que quanto menos o produto viaja, menor é o custo da operação.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House