21/11/2014
Neste período, a empresa, que tem capacidade de produzir 7 mil motos diariamente reduziu a programação para 5 mil unidades diárias. Okubo informa que as paralisações ocorreram para a realização de ajustes nos estoques e que agora todas as linhas produtivas estão funcionando normalmente. Porém, sem expectativa de aumento na produção. “Os colaboradores que pediram desligamento não foram substituídos. Atualmente temos em torno de 1,5 mil funcionários ociosos em relação ao volume de produção mantido. A empresa não tem intenção de demitir nenhum colaborador”, assegura.
Produção diversificada
Apesar do desaquecimento enfrentado pelo setor de duas rodas, a Moto Honda da Amazônia também investe em dois produtos, que são: dois modelos de quadriciclos e três modelos de motores estacionários, produções que iniciaram há 13 anos. Mario Okubo afirma que todas as filiais da Honda atuam nos mesmos segmentos produtivos e não somente com base em montagem de motos. Ele lembra que o projeto inicial do quadriciclo era voltado ao trabalhador agrícola. Porém, o produto conquistou o mercado e passou a ser utilizado por outros segmentos como o turístico e o empresarial. Ele afirma que a demanda pelo produto é crescente. “É um item utilizado nos passeios turísticos, principalmente nas praias do Nordeste; e também como transporte nas áreas internas das fábricas. Até mesmo os condomínios residenciais estão aderindo a esse opcional”, comenta.
Diariamente são produzidos 34 quadriciclos nos modelos e trações 4x4 e 4x2. O modelo 4x4 apresenta injeção eletrônica, cinco marchas, incluindo a marcha ré. Enquanto o segundo opcional tem quatro marchas. Os produtos podem ser encontrados nas cores vermelho e verde. “Até maio a produção diária era de 19 unidades”, conta Okubo. A produção do quadriciclo é composta por 30 pessoas.
O quadriciclo é comercializado em valores entre R$19 e R$20 mil. O diretor relata que o motor estacionário apresenta diversas utilidades como motor de popa, maquinário utilizado na produção de farinha e ainda em carros de Kart. Okubo destaca que a principal dificuldade relacionada a comercialização do produto está na concorrência com os motores chineses, que segundo ele, chegam ao Brasil montados e são vendidos a menores preços. “Temos uma dificuldade em função do preço. Apresentamos algo de qualidade mas concorremos com um produto que é mais barato e que não oferece os serviços de pós-venda que a Honda disponibiliza”, cita. “A pós-venda é garantida. Damos cobertura ao cliente”, completa. Os modelos de motores fabricados pela Honda são: 160 Qd e 160 Qx, ambos de 5,5 cilindradas; e 200 Qd, que é de 6,5 cilindradas. A produção diária é de 100 unidades. no total oito pessoas estão envolvidas na produção. O motor estacionário e o quadriciclo podem ser encontrados, na cidade, nas lojas Agroam – Agrícola Amazonas e Motonorte – Motores e Máquinas do Norte.
Fonte: JCAM