CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Transações entre empresas movimentam US$ 18,4 bilhões e tecnologia se destaca

  1. Principal
  2. Notícias

12/11/2018

Notícia publicada pelo portal Terra

As incorporações, fusões e aquisições de empresas no Brasil movimentaram US$ 18,4 bilhões em 2018, segundo levantamento da consultoria Thomson Reuters. Já a PwC aponta que, em setembro, foram realizadas 59 transações do gênero no país, e que, no acumulado do ano, o volume chega a 470 operações. No topo da lista de setores, a Tecnologia da Informação desponta como a mais ativa nestas movimentações.

Do mercado de TI, um dos segmentos que mais tem chamado atenção é o de dados e sistemas correlacionados. A área de Business Intelligence, Analytics e Big Data, por exemplo, deverá fechar 2018 com receita de investimentos na casa dos US$ 965 milhões no Brasil, de acordo com a Frost & Sullivan.

Tendências que as empresas nacionais não estão deixando passar. Um exemplo é a desenvolvedora de soluções de Business Intelligence em nuvem BIMachine, que recentemente incorporou a SOL7, consultoria do mesmo segmento.

Fundada em 2005, a SOL7 se especializou em soluções de inteligência de negócios e consultoria, atendendo a clientes regionais. Em 2014, a empresa, com sede no Rio Grande do Sul, lançou o BIMachine, plataforma de BI cloud em modelo SaaS, que impulsionou o crescimento da companhia nos últimos anos, chegando a mais de 8 mil usuários. Somente no primeiro bimestre de 2018, foram 22 novos clientes.

O crescimento do produto foi tanto que acabou absorvendo a empresa-mãe. De acordo com Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, consolidar a marca unificou o propósito e a missão dos times da empresa, colocando seu produto-chefe em primeiro plano, evitando a sobreposição de marcas e possíveis confusões por parte de clientes e prospects.

Para Scheibler, os recentes movimentos representam uma guinada na história da companhia, que terá um maior foco na excelência de sua plataforma principal, apoiando-se na estruturação de escritórios chaves e na construção de uma rede de parceiros para a entrega e implementação das soluções.

"A consolidação de marca é uma das bases para a expansão territorial da empresa e nosso principal produto. Já estamos avançando em mercados chave como sudeste, e vamos entrar também no nordeste e centro-oeste. Esperamos fechar com mais de 40 parceiros até o final do ano, e com isso esperamos terminar 2018 com um crescimento de aproximadamente 50% em relação ao ano passado", avalia Scheibler.

De acordo com Augusto Fleck, diretor de tecnologia da BIMachine, o reposicionamento de marca chega em um momento chave para a organização, que está lançando uma nova versão de sua plataforma de BI. "Com esse lançamento estamos nos tornando o único player 100% nacional com tecnologia própria a suportar uma plataforma de BI em nuvem com este porte."

Segundo Ana Paula Thesing, diretora de marketing da BIMachine, a mudança partiu de uma observação cuidadosa do mercado e do feedback dos clientes. "Como já é da natureza de nossa empresa, usamos os dados para perceber que a consolidação da marca é um passo fundamental para a estratégia de reforçar nossa presença no mercado local, abrindo caminho para nos tornarmos um dos principais players nacionais quando se trata de BI", avalia Thesing.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House