CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Trabalho temporário pode abrir mais de 600 mil vagas no país

  1. Principal
  2. Notícias

18/10/2022

Andréia Leite

A Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) prevê que o país encerre o ano com 680 mil contratações temporárias. Segundo a associação, a indústria e o comércio devem impulsionar a geração de novos postos de trabalho (55%) e (15%) respectivamente, tendo também um incremento, principalmente, para atender às demandas do período de fim de ano.

A modalidade de contratação passou a fazer parte do dia a dia das empresas e se dá em razão da rapidez e flexibilidade de mobilizar e desmobilizar profissionais e também em virtude da segurança econômica tanto de quem contrata quanto de quem é contratado. Pelos dados da Asserttem, em agosto desse ano 250 mil trabalhadores temporários. Esse é o melhor resultado desde a série histórica que iniciou em 2014. Representando 25% de aumento se comparado ao mesmo período de 2021.

A diretora da regional Norte da Assertem, Cilene Herbster, afirmou que a região Norte acompanha esse crescimento na demanda, principalmente em Manaus em razão da Zona Franca que deverá manter índices crescentes nas contratações temporárias. “Estamos tendo, inclusive falta de mão de obra para fechar as vagas. Como o trabalho temporário é uma excelente oportunidade para acesso ao mercado de trabalho, quem está desempregado ou procura o primeiro emprego é um bom momento. Sugiro procurar as agências de emprego temporário da cidade”, recomendou.

Vale lembrar que historicamente há um aumento nas contratações temporárias nos últimos meses do ano. Ano passado, em Manaus, segundo ela, mesmo durante a pandemia, o PIM (Polo Industrial de Manaus) contratou mais do que as indústrias em outras regiões do país e efetivou todos os temporários. “A contratação é formal e possibilita a efetivação após o término de vigência do contrato”, destacou Cilene.

“A economia brasileira dá sinais de aquecimento. Isso em razão da redução da inflação e pela melhoria na entrega de insumos à indústria, segmento que está puxando esse número de contratações. E o comércio já começa a ganhar velocidade até porque precisa escoar essa produção”, complementou.

De acordo com a associação, após uma pequena retração de 4,6% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o segundo semestre vem surpreendendo positivamente em relação às contratações temporárias.

O quantitativo em relação às oportunidades, neste 4º e último trimestre (outubro, novembro e dezembro), tradicionalmente são puxadas, principalmente, pelas datas sazonais como Black Friday, Natal e Ano Novo.

O presidente da entidade, Marcos de Abreu, frisou que o segundo semestre está respondendo acima das expectativas. “Com destaque para o movimento acelerado do turismo, tanto de lazer quanto de negócios”, afirmou.

Ganhando espaço

A região Norte apresentou um acréscimo na demanda de contratações temporárias e isso ocorreu exatamente em razão da pandemia. Houve um contingenciamento de oportunidades em vários setores. A necessidade de substituir os colaboradores afastados por estarem no grupo de risco, os desligados e o reforço das equipes de funcionários forçaram as empresas a buscarem uma alternativa rápida para a contratação de profissionais qualificados para uma necessidade pontual. “E é aí que a modalidade ganhou ainda mais força ao se encaixar ao momento oportuno pela sua praticidade, rapidez, flexibilidade e segurança jurídica e econômica”, informou a diretora regional da Asserttem, Cilene Herbster.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House