28/05/2014
Pelo menos 15,5 mil trabalhadores da indústria receberão férias coletivas durante a Copa. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, até ontem, 20 empresas enviaram os documentos sobre as férias para o período de 12 a 25 de junho. O sindicato espera que até 12 de junho as empresas ainda enviem os comunicados.
Os polos Eletroeletrônico e de Duas Rodas lideraram a opção pelas férias coletivas no período. Para o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (Simmmem), Athaydes Mariano Felix, a quantidade reduzida de dias úteis durante o mês de junho contribuiu para que as empresas antecipassem as férias dos funcionários para atender, no segundo semestre, aos pedidos do comércio sem interrupções.
“As empresas acharam mais conveniente dar férias ou dias a serem compensados porque depois da Copa ainda tem o período das eleições”, disse, ao citar a menor atividade industrial do setor de Duas Rodas por conta dos eventos deste ano. “A expectativa é que tenhamos uma produção de 5% a 10% menor que no ano passado, mas isso já estava no planejamento”, avaliou.
A decisão sobre as férias cabe a cada empresa, informa o presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, ao detalhar que a maioria das empresas não deve ter atividade normal no período. “Algumas empresas podem negociar liberar antes dos jogos e repor depois, outras vão dar logo férias coletivas para poderem trabalhar tranquilas no final do ano, sem férias a vencer dos funcionários”, disse Périco.
Empresas que trabalharam no final do ano para atender à demanda de produtos para a Copa estão entre a maioria das que optaram pelas férias coletivas, explica o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), Celso Piacentini.
“Quem trabalha com produtos sazonais como condicionadores de ar ou produtos voltados principalmente para a Copa, como os televisores, produziram sem interrupções de dezembro a fevereiro e, por isso, podem optar pelas férias”, disse o dirigente.
Fonte: Portal D24am.com