CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Tours nas empresas do PIM

  1. Principal
  2. Notícias

01/04/2022

Waldick Júnior

O projeto Zona Franca de Portas Abertas quer levar turistas para conhecerem o interior das principais fábricas do Polo Industrial de Manaus. A iniciativa é da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com o apoio do governo do Amazonas e agências de turismo com atuação no Estado. Atualmente, os roteiros estão em testes, mas a previsão é que passem a ser abertos ao público ainda neste ano.

O plano é que agências de turismo possam solicitar visitas guiadas a fábricas da Zona Franca através da Suframa. Nesses tours, os visitantes poderão conhecer a história da companhia visitada, os principais números e as linhas de produção internas. A busca pelas parcerias ainda continua, mas 11 empresas já toparam o projeto. São elas: CBA, Caloi, Coca-Cola, Honda, Midea, Ocrim, Positivo, Samsung, Sidia, Supporte e Yamaha.

A empresária Elizângela de Sousa vê a novidade com muito otimismo. Dona da Agência Rio Negro Turismo, ela diz que clientes já pediram mais de uma vez para ver detalhes do Polo Industrial, o que era sempre um desconforto, por não haver essa possibilidade até então.

“Os turistas pedem para conhecer o polo, porque ouvem muito falar. Quando aconteceu, até sugeri que déssemos uma volta pelas ruas do Distrito e toparam. A primeira vez foi com um grupo de turistas de São Paulo e na segunda, do interior do Rio de Janeiro”, conta.

Elizângela estava em um tour teste realizado pela Suframa com professores e empresários do setor de turismo, na quarta-feira. Em um passeio que durou cerca de 3h, eles foram da sede da Superintendência até a Caloi, companhia centenária de bicicletas e uma das parcerias do projeto. O percurso foi feito em um ônibus de turismo e os visitantes receberam um mapa para acompanhar as principais fábricas do Polo que podiam ser vistas no caminho.

Na Caloi, os professores e agentes de turismo conheceram os principais setores da empresa, desde os ensaios com produtos até a montagem das bicicletas. A experiência foi considerada positiva. A todo momento os visitantes lembravam de histórias com a companhia, como campanhas publicitárias ou mesmo ao encontrar no Museu da Caloi (dentro da fábrica) algum modelo de bike que viram na infância.

Saiba mais

» Expectativa “Nossa expectativa é que esse projeto dê muito certo, porque sabemos que a sociedade tem interesse em conhecer a indústria. Isso vai nos fortalecer bastante também porque poderemos mostrar que nada é de fachada, que há muitos benefícios da indústria para a região”, disse o gerente da Caloi, André Nogueira.

Fonte: Acrítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House