CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Testes em massa na Dafra

  1. Principal
  2. Notícias

11/05/2020

Fonte: Acrítica

Luiz G. Melo

A testagem em larga escala permite fazer o isolamento apenas das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19), reduzindo os impactos na economia.

Algumas empresas, como a Dafra Motos, seguiu essa recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao fazer testagem em massa em seus funcionários.

A empresa, em parceria com a Provisa, testou 100% de seus colaboradores em dois dias (terça-feira e quartafeira) antes de retomar a produção na última quinta-feira após férias coletivas.

De acordo com o gerente de operação da Dafra Motos, Rafael Lacerda, para driblar a capacidade de exames ainda limitada no País, a empresa importou os testes rápidos da Califórnia (Estados Unidos).

Um teste é capaz de identificar, em quinze minutos, três resultados possíveis: se a pessoa já foi infectada pelo novo coronavírus, se está infectada ou se nunca teve contato com o vírus.

"O mais interessante foi que descobrimos que há uma quantidade elevada de funcionários da empresa que já foram infectados pelo coronavírus e que es Esse é o número de colabodores da Dafra Motos, que retornaram de férias coletivas na última quinta-feira, e foram testados para o novo coronavírus (Covid-19) na própria empresa.

Empresa encomendou testes rápidos dos EUA para 60 funcionários tão fora do período de transmissão. Muitos nem sequer manifestaram sintomas. É muito importante que outras empresas também façam a testagem em massa para ajudar o governo a identificar a quantidade de pessoas que foram infectadas, mas não entraram nas estatísticas oficiais", destacou Lacerda.

Os exames foram feitos em 60 funcionários que retornaram na quinta-feira das férias coletivas ­ que iniciaram no dia 22 de abril. Seguindo o modelo "drivethru", os colaboradores foram testados assim que chegaram na empresa, sem sair de seus veículos, para evitar contato.

Em dois dias de testagem, foram identificadas 13 pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 e estão fora do período de transmissão, ou seja, são consideradas recuperadas da doença.

O restante dos colaboradores testou negativo. Para retomar a produção na última quinta-feira, uma série de medidas foi tomada para proteger os funcionários do vírus, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscara e do protetor facial dentro da empresa. No refeitório, apenas duas pessoas podem ocupar uma mesa ­ um em cada ponta.

A distância mínima também foi adotada na linha de produção. Os ônibus que fazem a rota dos funcionários devem circular sempre com as janelas abertas e com poltronas vazias entre os passageiros. E as reuniões da empresa serão realizadas sempre em ambientes abertos e arejados.

Sem contar, claro, os recipientes com álcool gel espalhados em todos os cantos da empresa.
"Antes das férias coletivas, já trabalhávamos com máscara. Apenas intensificamos as medidas de segurança", destacou o gerente de operação da Dafra Motos, Rafael Lacerda.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House