CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Termomecanica aposta em tubos e no mercado externo

  1. Principal
  2. Notícias

09/01/2014

A fabricante de produtos de cobre Termomecanica terminou o ano passado com crescimento de 9,2% em volume de vendas, para 96 mil toneladas, de 88 mil em 2012. Mas o aumento não deve se refletir em melhora do lucro da companhia paulista, sediada em São Bernardo do Campo. Regina Celi Venâncio, presidente da empresa, diz que foram necessários "sacrifícios" para que manter sua participação no país, que estima em pouco mais de metade do mercado. "Tivemos que sacrificar margens para oferecer atratividade, com descontos, prazos maiores para pagamentos", afirmou.

Uma das maiores dificuldades da companhia tem sido a concorrência com produtos importados, em um momento de crescimento lento do mercado de cobre no país, segundo a executiva. O metal é usado nos setores de construção e autopeças, em equipamentos de refrigeração e máquinas, entre outros. Em 2012, o mercado local teve retração e, em estimativas do setor feitas em setembro, a previsão era de crescimento de cerca de 2,5% em 2013.

Ainda assim, Regina diz ver oportunidades no segmento de tubos, usados em ar condicionados, por exemplo. "Acreditamos que este seja um mercado de 400 toneladas ao mês", diz a executiva. Hoje, o Brasil importa grande parte dos aparelhos de ar condicionado que consome, principalmente da China e do México. Mas uma retomada da produção local no polo industrial de Manaus vem abrindo espaço para a empresa, afirma. Também está de olho neste mercado a Paranapanema, que produz tubos de cobre em Santo André (SP) e concorre com a Termomecanica.

Enquanto aguarda uma recuperação firme do mercado interno, a Termomecanica está avançando ao exterior. Comprou uma unidade de produção na Argentina e outra no Chile. No total, investiu R$ 300 milhões nos últimos três anos. O valor inclui as compras das subsidiárias e também expansões no Brasil, com aumento da produção de tubos de cobre sem costura e uma nova linha de laminação de ligas de cobre.

"Todo esse movimento teve o objetivo de ampliar a atuação no mercado externo. Temos de pensar o mercado como um todo", afirmou Regina. Como resultado, a companhia já vendeu 30% mais ao exterior no ano passado, na comparação com 2012, o que elevou para 13,8% a participação das vendas externas no total do volume faturado pela empresa. Regina diz que manterá esforços comerciais para crescer fora do país, com a participação de feiras e credenciamento de mais distribuidores na América Latina e nos EUA.

Na Argentina, a empresa tem uma unidade de produção de vergalhões, que funciona também como um centro de distribuição da empresa para região. No ano passado, toda a produção foi vendida a clientes argentinos. No Chile, o mercado consumidor é mais restrito, e a empresa vem exportando vergalhões de latão e de cobre a outros países da região, como Colômbia, Peru, Venezuela e também para o Brasil.

Em fevereiro, a metalúrgica pretende divulgar seus resultados fechados referentes a 2013. Em 2012, faturou R$ 928 milhões e lucrou R$ 80,2 milhões.

Fonte: Valor Econômico

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House