CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Technicolor é troféu prata no PQA

  1. Principal
  2. Notícias

09/11/2015

Com projeto inovador, a Tecnicolor Brasil Mídia e Entretenimento recebeu na noite ontem troféu Prata, na modalidade Processo, categoria Grande Indústria. A empresa apresentou procedimentos que solucionaram problemas na linha de produção das placas de circuitos impressos, que antes chegavam a passar cerca de 30 a 40 dias em análise nos laboratórios especializados na área fora do Brasil. De acordo com o engenheiro e responsável pelo projeto, Paulo Gonçalves, isso era um problema para os clientes da Technicolor, que buscavam mais agilidade nas soluções dos defeitos.

A empresa montou seu próprio laboratório, com tecnologias utilizadas em asas de aviões e monitoramento de trilho de trem, a chamada extenciometria, aplicada em ações de alta performance. A extenciometria foi usada em micro escala, tendo a possibilidade de verificação das placas no próprio laboratório, em tempo real. agilizando assim o retorno para os clientes. "Conseguimos aumentar a qualidade e, não só isso. reduzimos 23% dos reprocessamentos. Para uma empresa que produz 100 mil peças por mês. em média o custo de reprocessamento fica em 4 milhões de euros por ano. O reconhecimento ao projeto é apenas o início de muitos outros que virão por ai, e sabemos que podemos contar principalmente com a parceria do IEL Amazonas e do Sistema Fieam como um todo", disse o engenheiro. Também na modalidade processo, na categoria Grande Indústria, mas com o Troféu Ouro, a empresa Brasil Norte Bebidas Ltda. investiu na melhoria contínua com o projeto apresentado e, principalmente, a valorização da sustentabilidade, com ganhos na redução de custos na planta localizada em Manaus, com equipamentos modernos e elevados para preparar a empresa para o futuro.

O projeto mapeou os principais pontos com maior consumo de energia dentro da planta industrial, e verificou oportunidades de melhorias, tanto pela evolução dos equipamentos quanto a de desperdício que a empresa tinha em seus processos. Os desperdícios foram encontrados na fabricação das garrafas pets, com as máquinas sopradoras. alguns pontos da linha de produção e também das estações de tratamento de efluentes e de água. "Como save para a empresa, o projeto rendeu cerca de R$ 900 mil, mas. mais do que isso. para nós, alcançamos o nosso objetivo de sustentabilidade. ele nos trouxe redução de consumo anual de 5.5 milhões de quilowatt (Kw), o equivalente ao consumo de 27 mil casas que tem um consumo mensal de até 200 Kw". disse o diretor geral da Brasil Norte, Bruno Sobral.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House