CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Superfrutas da Amazônia

  1. Principal
  2. Notícias

05/11/2018

Reportagem publicada pelo Jornal Acrítica

Já é um consenso entre os estudiosos de todo o mundo que a Amazônia é determinante, em diversos aspectos, para o equilíbrio da temperatura e clima do planeta.
A riqueza de sua biodiversidade também é reconhecida. E o potencial dessa riqueza para aplicação na saúde humana é cada vez mais confirmado e ganha evidência com estudos

premiados, como a pesquisa "Frutos Amazônicos como estratégia de inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida", que conquistou o 2ª lugar na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica do Prêmio Professor Samuel Benchimol deste ano.

As frutas oriundas da maior floresta tropical do mundo como camu-camu, cubiu, açaí e pupunha, por exemplo, podem auxiliar e prevenir problemas de saúde.
Elas são objeto da pesquisa premiada, de autoria dos cientistas Francisca Souza e Jaime Aguiar, do Grupo de Alimentos e Nutrição do Instituto de Pesquisa do
Amazonas (Inpa). A dupla estuda o potencial biotecnológico e o papel de frutos amazônicos na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças metabólicas como colesterol, diabetes e obesidade.

Para saber as propriedades funcionais dos frutos transformados em alimentos,
as pesquisas do grupo testaram a partir do açaí, a farinha, bebidas (suco e néctar), extratos e cereais; da pupunha foram farinha e cereal; do cubiu farinha e bebidas; e do camu-camu investigaram farinha, bebidas e produtos liofilizado (desidratado), barra de cereal, biscoito, pães.

Produção em escala e com preços acessíveis

A pesquisa "Frutos Amazônicos como estratégia de inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida" conquistou o 2ª lugar na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica do Prêmio Professor Samuel Benchimol deste ano.

A cerimônia de entrega ocorre no dia 23 de novembro, em Belém (PA).

Esta é a primeira vez que o Grupo de Pesquisa Alimentos e Nutrição do Inpa é contemplado com o Prêmio Professor Samuel Benchimol. Nesta edição, os pesquisadores foram os
únicos contemplados do Amazonas. "Esse prêmio é um orgulho por que é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Inpa há mais de vinte anos", ressalta a pesquisa dora Francisca Souza.

O Grupo de Alimentos e Nutrição do Inpa tem se dedicado a estudar as propriedades e
funcionalidades de frutos amazônicos há mais de vinte anos, porém mais especificamente nesse projeto, há cinco anos.

Estão sendo pesquisados o potencial econômico, tecnológico, nutricional e funcional da pupunha (Bactris gasipaes Kunth), açaí (Euterpe oleracea Mart.), camucamu (Myrciaria dubia (Kunth) Mac Vaugh) e o cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal).
Os pesquisadores esperam que a tecnologia seja transferida ao setor produtivo e as empresas se encarreguem de produzir em escala comercial com preços ao alcance da população.

"Em alguns lugares já estão comercializando o camu-camu em pó, a farinha do cubiu.
Esperamos que alguma empresa veja a pesquisa com bons olhos e queira fazer a parte de industrialização", explica Francisca Souza.

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo são voltados ao empreendedorismo Consciente. Constituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia e unificados em 2009.

Os prêmios são realizados conjuntamente em edições anuais e de forma itinerante nos estados que integram a área geográfica da Amazônia Legal: Acre,
Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

"O Camu-Camu é o fruto mais rico em vitamina C do mundo. O cubiu é rico em fibras solúveis e insolúveis, quem tem problema de constipação intestinal e prisão de ventre, nada melhor que tomar o suco do cubiu ou então, ingerí-lo em forma de farinha que previne o aceleramento do esvaziamento gástrico", explica Jaime Aguiar.

"A pupunha é um fruto rico em acido oléico que combate e diminui o mal colesterol (LDL).
Ele aumenta o nível de HDL que é o bom colesterol devido a presença de ácidos graxos que
contém dentro do fruto. O açaí é um fruto energético, ele é o principal no combate a obesidade", acrescenta ele.

Os testes sensoriais e laboratoriais da pesquisa "Frutos Amazônicos como estratégia de inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida", desenvolvida pelo Inpa,
foram feitos em roedores e humanos, quantos aos resultados apontaram para redução de níveis de glicose e colesterol usando produtos à base de cubiu, camucamu e o açaí.
A pupunha é um fruto rico em acido oléico que combate e diminui o mal colesterol (LDL).
Ele aumenta o nível de HDL que é o bom colesterol" Jaime Aguiar Pesquisador - Inpa

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House