24/08/2022
Data: 23/08/2022
Fotos: Isaac Júnior/Suframa
A Suframa sediou, nesta terça-feira (23), a solenidade de abertura e a convenção técnica do 1º Encontro Empresarial Abraciclo da Indústria de Bicicletas. Organizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o evento tem por objetivo demonstrar a realidade e as oportunidades do Segmento de Duas Rodas brasileiro, com ênfase no mercado de bicicletas.
A programação do Encontro foi dividida em dois dias de atividades. Nesta terça-feira (23), na parte da manhã, além da solenidade de abertura, ocorreu a reunião de trabalho com dirigentes de empresas fabricantes e componentistas do setor, autoridades governamentais e representantes de entidades de classe, entre outros. Na parte da tarde, foram promovidas visitas às fábricas da Caloi e Sense2. Já nesta quarta-feira (24), a principal atividade prevista na programação são as visitas às fábricas das empresas Audax/Houston e Oggi.
Importância do PIM
Em meio às discussões técnicas realizadas nesta terça-feira, destacou-se a importância do Polo de Duas Rodas para a verticalização produtiva, para a atração de investimentos e para a geração de empregos na Zona Franca de Manaus. Outros assuntos ressaltados foram a condição do Brasil de quarto maior fabricante de bicicletas no mundo, com produtos que são referência internacional de qualidade, tecnologia e inovação, e o fato de o PIM representar, atualmente, o maior polo de fabricação de produtos de Duas Rodas fora da Ásia.
Durante o evento, os representantes da Suframa também comentaram que a proposta do 1º Encontro Empresarial Abraciclo da Indústria de Bicicletas vai plenamente ao encontro do trabalho prospectivo que está sendo conduzido pela Autarquia com vistas a identificar novas soluções e oportunidades de crescimento socioeconômico e sustentável para a Amazônia até 2040. Nesse sentido, o Polo de Duas Rodas foi destacado entre os setores estratégicos no contexto do projeto “Amazônia 2040” que poderão fornecer soluções e contribuir para novas oportunidades de desenvolvimento no âmbito da ZFM.
Por fim, também se comentou sobre o grande potencial do Polo de Duas Rodas da ZFM para atração de novas empresas fabricantes e componentistas – especialmente por conta do novo nicho de mercado formado pelas bicicletas e motocicletas elétricas –, o que poderá contribuir para ampliar ainda mais os índices de verticalização do segmento e, assim, reduzir progressivamente a dependência de insumos do exterior.
Autoridades
Além do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, também compuseram a mesa de autoridades o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a coordenadora-geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia, Margarete Gandini, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Ângelus Figueira, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, e o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola.
Abraciclo
Com 45 anos de história e contando com 14 empresas associadas, a Abraciclo representa os interesses dos principais fabricantes de veículos de duas rodas no Brasil. Atualmente, dentro do segmento de bicicletas, a entidade tem quatro empresas associadas: Caloi, Houston, Oggi e Sense.