19/12/2021
A ZFM (Zona Franca de Manaus) pode ter menos restrições para atrair potenciais investidores ao Amazonas. Aliás, é uma questão que sempre esteve na pauta de discussões de lideranças empresariais e políticas da região.
Na terça-feira (21), a partir das 10h, a Suframa realizará uma videoconferência em sua sede no Distrito Industrial para orientar empresas e consultores atuantes na Zona Franca sobre as principais mudanças que constam na Resolução CAS 205/2021. O encontro acontecerá em formato híbrido (presencial e online).
O objetivo é flexibilizar mais ainda as exigências para fomentar a implantação de novos projetos industriais na ZFM. 0 superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressalta que a reformulação das regras para análise e acompanhamento de empreendimentos tem como objetivo a desburocratização dos serviços prestados pela autarquia e facilitar a realização de negócios na região.
Ele argumenta. “A intenção é que as novas regras propiciem um ambiente de negócios mais atrativo aos investidores nacionais e estrangeiros, bem como possibilite incremento na diversificação dos vetores econômicos da Zona Franca”, disse. Entre as principais mudanças, estão o fim do LO (Laudo de Operação), do LP (Laudo de Produção) e do RAP (Relatório de Acompanhamento de Projetos).
Não é de hoje que a fuga de capitais para países vizinhos é motivo de preocupação na ZFM. Agora, as lideranças, empresas, indústrias e as instituições reúnem esforços para inverter esse cenário negativo.