CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Suframa espera liberar PPBs no prazo de 40 dias

  1. Principal
  2. Notícias

11/03/2019

Notícia publicada pelo Jornal A Crítica

Nicolas Daniel Marreco

Após se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, informou ontem que o Processo Produtivo Básico (PPB) ­ um dos maiores gargalos para o desenvolvimento regional ­ irá reduzir de 120 dias para, no mínimo, 45 dias.

A declaração ocorreu em entrevista coletiva à imprensa na sede da Suframa. “Convidei o ministro de Produtividade, Emprego e Competitividade [Carlos Alexandre da Costa] para vir a Manaus daqui a, no máximo, 45 dias para anunciar a medida às empresas instaladas na Suframa”, disse Alfredo Menezes. Desde dezembro, quando começou a conversar com Bolsonaro e sua equipe econômica sobre a autonomia da Suframa, o superintendente tem acenado com a desburocratização do processo de liberação dos PPBs.

Menezes afirmou que a meta da autarquia é ter uma parcela de poder influente o bastante para definir o fechamento dos PPBs para a Zona Franca de Manaus, acelerando ­ a vinda de empresas para a região.

O presidente do Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, se alegrou com a medida e disse que é uma notícia tranquilizante para o setor. “O papel importante, agora, é do governo do Estado para tomar a frente e solicitar ao governo federal a publicação de novos PPBs”, afirmou.

O presidente do Cieam disse que não é o investidor que tem que conseguir a aprovação dos PPBs. “É preciso sair na frente e deixar o caminho livre para o setor”, disse Périco.

Outro especialista do segmento o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, também comemorou o anúncio feito por Menezes. “É uma coisa muito positiva, porque conseguir todo o aval desse documento para as empresas que querem se instalar no PIM [Polo Industrial de Manaus] hoje é desatrativo para a nossa economia. Se tornou um processo desgastante em que chega-se a demorar mais de um ano para novas empresas e novos produtos chegarem à Suframa. Esperamos que, com isso, os investidores retomem a confiança em entrar na nossa Zona Franca”, explicou.

Para o economista Rodemarck Castelo Branco, a medida é excelente e mostra a proximidade que Menezes tem com a cúpula do poder, o que seria uma espécie de garantia para o cumprimento da medida. “O que temos que nos perguntar é que com toda a mobilização dessa equipe econômica atual para o liberalismo econômico ainda precisaremos de PPBs. Isso foi legislado há 30 anos. Será que com toda a adaptação que estamos passando, ainda dependeremos desse documento para nos desenvolvermos?”, indagou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House