CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Suframa cria marco regulatório para atrair grandes empresas para o CBA

  1. Principal
  2. Notícias

07/01/2020

Fonte: Amazonas Atual

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) está criando um marco regulatório para dar segurança jurídica e atrair investimentos de empresas multinacionais em projetos de pesquisa no CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia).

A informação é do superintendente Alfredo Menezes, revelada em entrevista à reportagem do ATUAL na manhã desta segunda-feira, 30.

Criado em 2002 pelo Probem (Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade), o CBA deve se tornar um centro de desenvolvimento de produtos e de geração de negócios em bioeconomia. Os projetos devem aproveitar o potencial dos recursos naturais da região.

“Nós estamos dando ao CBA a capacidade jurídica necessária para que possa receber aporte de recursos e a partir daí a coisa ter uma outra visão. Hoje, nós temos alguns remanescentes lá, alguns pesquisadores, pessoas extremamente preparadas. Estamos aproveitando os laboratórios. O que nós queremos é trazer empresas de fora” , armou Menezes.

“Nós sabemos que aqui (na Amazônia), a nossa fauna, a nossa biodiversidade é muito grande. A nossa bioeconomia é um patrimônio que hoje o pessoal fala em 3 trilhões de dólares. Mas vem cá, porque que a SHISeido, Lancome, Estée Lauder, as grandes marcas mundiais não tem seus laboratórios aqui? Por que não tem?” , questionou

O superintendente armou que o CBA tem planejamento para os próximos 18 meses, apresentado ao Ministério da Economia e aprovado, e que a Suframa está cumprindo cada etapa do plano.

“Hoje, nós estamos exatamente cumprindo pari passu. A cada mês nós temos metas e nós temos os indicadores desse plano de governança que nós zemos no CBA, como tem aqui [na Suframa], também. Eu já sei o que eu vou fazer daqui até nal do ano que vem” , armou.

Menezes criticou a atuação de políticos com interesses que impedem o desenvolvimento econômico da região e a falta de planejamento deles. “O que impede o sucesso dos nossos governantes e políticos é a falta de planejamento. Ele faz um projeto. “Eles vieram se apresentar e falar: olha, eu quero colaborar. Não me deixavam colaborar. E agora, estamos pegando esse pessoal e atraindo essas grandes empresas e trazendo para Manaus” , armou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House