CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Suframa comemora 60 dias de conquistas na representatividade

  1. Principal
  2. Notícias

09/04/2019

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

Em coletiva para a imprensa realizada na manhã de ontem, na sede da Suframa, o superintendente Alfredo Menezes fez um balanço dos seus quase 60 dias à frente da autarquia, completados agora no próximo dia 15.

Antes da coletiva, Alfredo lembrou que foi menino humilde, criado no Alvorada II e que, após passar a estudar no Colégio Militar de Manaus, aprendeu o que era meritocracia e por isso chegou até onde chegou.

“Não se chega a lugar nenhum se você não tiver qualidade na educação”, disse. “Quero que meus filhos e netos ganhem dinheiro nessa terra. Por isso estou trabalhando para formar um Estado pujante”, completou.

Nesses quase dois meses à frente da Suframa, “tenho buscado implementar uma gestão centrada em planejamento e fiscalização, a fim de concretizar minha missão que é resgatar o protagonismo da instituição no cenário regional e nacional”, lembrou.

No primeiro mês de trabalho, a principal ação efetuada pelo superintendente foi a realização de diversas visitas de cortesia, audiências e reuniões com entidades federais, estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos de controle, empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus), entidades de classe, representações diplomáticas e meios de comunicação, entre outros, com o objetivo de apresentar a proposta de gestão da Suframa e viabilizar um alinhamento eficaz e construtivo da autarquia com seus principais parceiros institucionais.

No dia 16 de março Alfredo participou de sessão solene na Câmara dos Deputados, pela comemoração dos 52 anos da Zona Franca de Manaus, e no dia 20 esteve no Senado, em audiência pública da CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo), discutindo as diretrizes, programas prioritários e ações da Suframa e Sudam previstos para os próximos dois meses.

Bolsonaro em Manaus

Além dessas e de outras agendas cumpridas em Brasília, o superintendente aproveitou para estreitar relações com as bancadas parlamentares de estados inseridos na área de abrangência do modelo ZFM, como Amazonas, Rondônia e Acre, e com a Sepec (Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade), vinculada ao Ministério da Economia.

Essas conversas com a Sepec têm possibilitado avanços importantes na discussão de temas estratégicos para a região, com destaque para a adoção de medidas que visem destravar, desburocratizar e acelerar a aprovação dos PPBs (Processos Produtivos Básicos).

“Como resultado dessas conversas, a necessidade de agilização na fixação de PPBs da ZFM foi incluída entre as medidas do Programa Simplifica, do Ministério da Economia, que integra um conjunto de quatro grandes planos que serão executados em até 360 dias com o objetivo de aumentar a produtividade, o emprego e tentar destravar a atividade econômica do país”, contou.

Sobre a vinda do presidente Jair Bolsonaro a Manaus, que estava marcada para acontecer no dia de hoje, foi adiada devido à necessidade de sua presença em Brasília para resolver questões referentes à reforma da previdência.

“Mas ele quer muito vir a Manaus. É um anseio dele. Em Manaus iremos discutir uma agenda positiva, a qual já estamos trabalhando para que possa ser a mais ampla possível, incluindo aí as PPBs. Ficou acertado que entre 30 e 45 dias o presidente deverá vir à capital amazonense”, adiantou.

Finalmente a BR 319

Exemplo de prestígio que a Suframa desfruta atualmente junto ao Governo Federal foi o convite feito ao superintendente para que ele integrasse a comitiva presidencial que esteve em Israel de 31 de março a 4 de abril, coisa nunca acontecida antes em outros governos.

“Esse convite mostra o carinho com que o Executivo trata a nossa região. O ministro Paulo Guedes já falou que daqui nada se tira, só se melhora e aperfeiçoa”, falou.

“Em Israel visitamos o Instituto Waizmann, similar ao nosso CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) que fatura US$ 30 bilhões/ano, enquanto todo o nosso PIM fatura US$ 25 bilhões/ano. Em junho chegará uma comitiva de investidores, técnicos e cientistas israelenses ao Brasil, com visita marcada para Manaus. Uma das nossas idéias é criar o distrito agropecuário. Os israelenses têm muito a contribuir conosco”, afirmou.

“Também visitamos um PIM, de lá, que não tem entrave algum, bem diferente do nosso cheio de burocracia, leis e pouca fiscalização. Queremos desburocratizar o nosso PIM. Há apenas três anos eles começaram com três indústrias, hoje são mais de 50. Nem buracos as ruas de lá tem”, revelou.

“Outra boa notícia que trago do Governo Federal é o compromisso de asfaltar toda a BR 319. Atualmente estão sendo resolvidas as questões do meio-ambiente. Concluída essa etapa será trabalhado o projeto. Acredito que, até meados de 2020, estarão sendo dados os primeiros passos para o asfaltamento do trecho central da BR, que é o mais problemático”, concluiu.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House