24/08/2015
Com as descobertas do consumidor brasileiro sobre os benefícios das smarts produzidas pela indústria, os investimentos em conteúdo ultra HD (4k), por parte das operadoras e programadoras de TV por assinatura, seguem em expansão e geram desafios aos desenvolvedores de aplicativos.
O gerente de produtos da LG, Renato Almeida, apontou que 72% do portfólio de TVs são conectadas e 92% delas já são webOS, nas versões 1.0 e 2.0, entre aparelhos de 32 a 105 polegadas. “É uma plataforma leve para viver a experiência da smart TV ao carregar o conteúdo e navegar. Facilitamos a usabilidade mesmo daqueles consumidores que tem banda larga de internet um pouco menor”, disse.
Para o gerente de produtos da LG, a indústria sempre fez esse papel de puxar toda a cadeia, o que vem ao encontro dos investimentos gradativos das operadoras para garantir a democratização do acesso a esse tipo de produto. “É lógico que, a nível nacional, vamos nos deparar com cenários diferentes, mas a maturação vai acontecer e torcemos para que seja o mais rápido possível”, apontou.
Conteúdo
Quanto a produção de filmes e séries em 4K que ganham o gosto dos consumidores que buscam alta qualidade de imagem, interação e conectividade para as suas TVs, o vice-presidente de marketing da Netflix para América Latina, Vinícius Lossaco, apontou que o brasileiro já se adaptou ao formato ofertado pela empresa.
No entanto, ele se negou a falar da regulamentação dos serviços Over The Top (OTTs), sugerida pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, no começo de agosto.
Adaptação
O gerente de tecnologia da Globosat, Cassiano Froes, apontou que as programadora trabalha para se adaptar a mudança de comportamento do consumidor brasileiro. Segundo ele, no país há muito espaço para o segmento de TV por assinatura crescer, mas, reconheceu que de 2014 para 2015 o mercado enfrenta uma desaceleração no volume de novos contratos.
Froes observou que o conteúdo está se polarizando. Para o conteúdo ao vivo como notícias, shows e partidas de futebol ele disse que tem o espaço garantido nos canais lineares.
Mas, para se adaptar ao novo momento ele falou que a Globosat se rendeu ao mercado de aplicativos e criou o Telecine Play, com acesso para TVs, tablets e smartphones, o que já garantiu mais de 10 milhões de downloads nos últimos anos, com 2 milhões de usuários cadastrados e uma média de 5,5 milhões de vídeos assistidos por mês.
Fonte: Amazonas Em Tempo