04/09/2023
Os servidores da Receita Federal do Brasil decidiram por uma série de ações, incluindo operação-padrão na zona primária e apagão (dia sem computador) na zona secundária nos dias 24 e 25 de agosto, bem como no período de 29 de agosto a 1º de setembro. A partir do dia 4 de setembro, a categoria poderá entrar em greve por tempo indeterminado.
A movimentação foi anunciada em reunião realizada nesta quinta-feira, 31/08/2023 com o presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira com a participação do 2° vice-presidente do Sindifisco Nacional, Eduardo Toledo, o auditor da Receita Federal, Carlos Balter, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL, o vice-presidente, Antônio Kizem, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/AM, Rummenigge Grangeiro e Celiomar Gomes, representante dos despachantes aduaneiros.
Após a reunião, os representantes da Receita Federal e o presidente-executivo do CIEAM receberam jornalistas da mídia amazonense para uma entrevista coletiva. O movimento é nacional e tem como objetivo reivindicar acordo firmado em 2017 com o governo federal.
O CIEAM discutiu as alternativas e tem a expectativa de que se busquem soluções para minimizar os impactos dessas paralisações para as indústrias da Zona Franca de Manaus. É fundamental que as partes envolvidas busquem um diálogo construtivo e uma resolução que permita a continuidade das operações, sem prejudicar ainda mais a economia já fragilizada pela pandemia.
As indústrias do Polo Industrial de Manaus esperam que as autoridades competentes possam intervir de forma eficaz para evitar agravamento desses impactos, garantindo a retomada da normalidade nas operações aduaneiras o mais breve possível.
Fonte: Comunicação CIEAM
Fabíola Abess
imprensa@cieam.org.br