CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Setor lança novos produtos para atrair varejo

  1. Principal
  2. Notícias

24/07/2015

As fabricantes de eletrodomésticos e eletroportáteis apostam no lançamento de produtos como estratégia para impulsionar as vendas no segundo semestre. Apesar do esforço da indústria, as encomendas neste ano não devem superar o volume de 2014.

No caso da linha branca (fogões, lavadoras e refrigeradores), que teve produção 11% menor de janeiro a junho, os pedidos do segundo semestre podem amenizar as perdas, mas não devem compensar a baixa acumulada.

"Espero que o segundo semestre seja melhor, mas não acho que supera o do ano passado. A torcida é para que empate pelo menos", afirmou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula.

A Samsung, consolidada nos segmentos de televisor, celular e ar-condicionado, vai focar na linha branca (fogões, lavadoras e refrigeradores) para ampliar os ganhos nos próximos meses. "Vamos crescer acima do setor como um todo, que deve avançar pouco ou empatar com o ano passado", acredita o chefe da área de Digital Appliance da companhia no País, Adelson Coelho.

Ele atribui a expectativa de alta nas vendas à chegada de novos refrigeradores e lavadoras importados pela Samsung ao mercado brasileiro.

"Nosso público alvo para esses produtos são os consumidores das classes A e B, que mantém o consumo mesmo em momentos de desaceleração da economia. Também acreditamos no potencial das inovações para estimular as vendas", explica o executivo.

Este ano a Samsung traz para o mercado produtos que prometem economizar energia e água, seguindo a tendência do setor nos últimos anos.

O Grupo SEB, dono da marca Arno, também investe nos lançamentos para alavancar as vendas de eletroportáteis nos próximos meses. "Estamos apostando em nossos lançamentos e em mercados de oportunidades como o de ventilação, de máquina multibebidas e batedeiras planetária", destaca a gerente de marketing da SEB, Sophie Lejard.

Na avaliação da executiva, a categoria de eletroportáteis deve ser menos atingida pelo cenário econômico por ter produtos com preço médio menor quando comparado a outros produtos domésticos.

Percepção


O Grupo SEB e a Samsung também participaram da feira Eletrolar 2015, encerrada ontem, que funciona como um termômetro das vendas da indústria para o varejo. De acordo com os executivos, durante o evento foram iniciados contatos com os varejistas para as encomendas do segundo semestre, mas ainda não é possível estimar como serão as vendas neste período.

Já Whirlpool, fabricante das marcas Consul e Brastemp, não faz muitos planos para o semestre corrente. O presidente executivo da companhia, Jeff Fettig, disse esta semana que não há sinais de melhora das vendas, no curto prazo, no mercado brasileiro. A empresa anunciou que a demanda por eletrodomésticos teve queda de 12% no segundo trimestre sobre um ano antes à medida que a inflação sobe no País.

Fonte: DCI

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House