19/09/2013
O prazo foi anunciado ontem pelo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, durante o lançamento do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia na Moto Honda na capital amazonense.
Com prazo para publicação no DOU “estourado” desde agosto, o texto modificado pretende definir as novas regras para a fabricação de um dos principais itens produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) – as motocicletas – e adensar a cadeia de componentes local, prejudicada pela importação de componentes e motos dos países asiáticos.
Na ocasião, o titular da autarquia disse que após o atraso provocado por divergências entre os empresários de bens intermediários e finais, o grupo de trabalho do polo de duas rodas conseguiu chegar a um consenso.
Segundo ele, o texto acordado foi entregue para a Suframa e deve seguir até a próxima semana para a consulta pública por um período de 15 dias. “Após o prazo, se não houver manifestações, a minuta segue para publicação”, afirmou.
Nogueira avaliou que a publicação chega em bom momento para o setor, pois, segundo ele, o adensamento da cadeia produtiva chega no momento em que o setor de duas rodas vive a sua pior crise de mercado.
“Enquanto os bancos não entram em acordo na questão do financiamento, as regras devem ao menos garantir a competitividade dos componentistas do polo”, destacou.
Também presente no evento, o superintendente adjunto de projetos da Suframa, Gustavo Igrejas, ressaltou que o PPB atualizado não resolve o problema de mercado do setor de duas rodas, visto que o financiamento para a compra de motocicletas segue restrito.
“Entretanto, as regras vão assegurar o nível de nacionalização das motos e suas peças. Inserimos na portaria garantias para que as próximas empresas que venham a ter crescimento de produção em Manaus, sejam obrigadas a agregar mais valor à produção local”, complementou.
Fonte: Amazonas Em Tempo