CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Sessão comemora 52 anos do modelo

  1. Principal
  2. Notícias

18/03/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Os 52 anos de criação da Zona Franca de Manaus (ZFM) foram lembrados ontem em sessão solene na Câmara dos Deputados a pedido dos deputados Capitão Alberto Neto (PRB-AM) e José Ricardo (PT-AM).

A importância do modelo econômico principalmente a manutenção da floresta amazônica foi destacada pelo prefeito Artur Neto. A competitividade, diversificação da matriz econômica voltadosàsmatérias-primasregionais, bioeconomia, infraestrutura logística, novas tecnologias, ciência e pesquisa com o envolvimento das universidades e do Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) também estiveram presentes nos discursos dos convidados.

"Precisamos aprimorar nossos mecanismos, melhorar o ambiente de negócios, aumentar o
estoque de infraestrutura física e logística e intensificar nossas exportações, afim de que o progresso socioeconômico alcance, de forma mais efetiva, todos os municípios de nossa área de abrangência", disse o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.
2018 e janeiro de 2019 no Amazonas, estão: Indústria geral (10,5%); Indústrias extrativas (18,7%); Fabricação de bebidas (-23,5%); Impressão e reprodução de gravações (-63,7%); Fabricação de coque e derivados do petróleo e biocombustíveis (11,6%); Fabricação de produtos de borracha e plástico (25,3%); Fabricação de metal (0,1%); exceto
máquinas e equipamentos (-12,7%); Fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (12,7%); Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-35,3%); Fabricação de máquinas e equipamentos (38,7%); e, Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto automotores (6,7%).

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, destacou o papel que o Amazonas desempenha na contribuição do equilíbrio das contas da União e demais estados. "Nossa região ainda padece da carência de alguns serviços e produtos, o que contribui para elevação dos custos da produção das indústrias", disse Azevedo.

O deputado José disse que ZFM precisa de reconhecimento e fazer parte do Plano Nacional de Desenvolvimento e não viver de sobressaltos. Alberto Neto citou as primeiras ações que tomou, nos dois meses de mandato como o Projeto de Lei nº 1077/19 que trata do Processo Produtivo Básico (PPB) facilitando a entrada de novos produtos na matriz econômica; e o PL 801 que amplia a Área de Livre Comércio (ALC) de Tabatinga.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House