22/10/2014
O protesto começou por volta de 8h30, e está previsto para durar até 11h. Esta já é a terceira paralisação da Suframa em 2014. Em outubro último, os servidores fizeram uma manifestação com o mesmo objetivo. Para dar fim à greve realizada em fevereiro deste ano, que durou até abril, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) prometeu revitalizar a estrutura da autarquia, que estaria cheia de problemas, como infiltrações, insetos e equipamentos defeituosos, além de criar um plano de cargos e salários e uma nova proposta orçamentária.
A categoria ainda ameaçou, caso o governo continue a ignorar as reivindicações dos servidores, realizar uma nova paralisação no início de novembro. A greve deste ano durou 46 dias e interrompeu 70% das atividades do órgão, prejudicando o comércio e a indústria locais e gerando um prejuízo estimado em 300 milhões de reais.
Paralisação aprovada em assembleia
“Conforme aprovado em reunião com os servidores no último dia 17, a medida é consequência do descumprimento de acordos firmados (com o Governo Federal)”, afirmou o Sindfram, em nota.
No documento, a direção sindical convida os servidores a paralisarem as atividades das 8h às 11h, tanto na sede quanto nas unidades descentralizadas da Suframa, localizadas no interior do Estado, bem como nos Estados de Roraima, Acre, Rondônia e Amapá. O movimento também prevê uma manifestação pacífica na frente dos prédios da instituição, com os servidores trajando vestes brancas.
A mobilização foi aprovada pela categoria em reunião ocorrida no dia 17 de outubro, onde foram discutidas ações diante do descumprimento dos acordos. Dos três termos assinados, apenas um foi totalmente cumprido: a compensação, entre os meses de abril e outubro, pelos servidores, das horas não trabalhadas durante o período da paralisação.
Fonte: Portal Acrítica.com.br