06/12/2021
Andréia Leite
Mantendo o investimento no PIM e ampliando a sua planta fabril, a empresa nacional de bicicletas Sense Bike e da Swift Carbon, inaugurou a sua nova unidade S2 Indústria da Bicicleta. A projeção da fabricante é dobrar a sua capacidade de produção em 2022, e promete fortalecer a geração de empregos e a implementação de novas tecnologias de produção.
O investimento conta com mais de 10 mil metros quadrados voltados à fabricação e montagem de bicicletas e componentes em Manaus, e passa a fabricar quadros em alumínio e montar bicicletas completas para as marcas Sense Bike e Swift Carbon, com capacidade na produção de rodas de alumínio e de fibra de carbono, a segunda de forma inédita na América Latina.
Com a inauguração da nova unidade, o grupo passa a deter duas fábricas no segmento. O que permite a divisão em relação a produtividade. Por exemplo, na fábrica atual serão produzidos os quadros da Sense Bike e da Swift Carbon em alumínio.
Na nova unidade será concentrada a montagem de rodas e bicicletas completas de ambas as marcas. “Com a ampliação e a nova fábrica, podemos chegar a quadruplicar nossa capacidade produtiva, e já a partir de 2022, vamos dobrar nossa produção”, afi rma Pierre de Tarde, gerente de produtos da nova unidade.
Joel Silva, gerente de Fabril da fabricante, destaca que além do espaço físico adicional, as novas fábricas vão contar com dois importantes reforços: a ampliação da força de trabalho e a adoção de novas máquinas e processos produtivos de última geração, algumas inclusive inéditas no continente americano.
“Com as novas fábricas e com todas as ampliações, estimamos um crescimento de mais de 40% no número de funcionários contratados”.
Para ele, a adoção de técnicas avançadas de produção irá elevar a qualidade dos produtos da S2 Indústria da Bicicleta a um novo patamar. Pierre de Tarde, explica que na fábrica 1, há um novo laboratório de certificação de qualidade, inclusive com novas máquinas para testar os quadros.
“Na nova fábrica, temos uma linha de montagem aérea inédita no país, dedicada para as bikes mais avançadas. Temos também dois novos robôs de última geração para a montagem das rodas. Trata-se de um robô inédito na América Latina para a montagem de rodas de carbono”.
“São tecnologias disponíveis somente na Ásia, que domina a produção mundial de bikes, e na Europa. Por isso somos referência para estas máquinas no Brasil. Além disso, nossa linha de pintura com tecnologia italiana é referência em pinturas eletrostáticas no mundo inteiro”, reforçou Joel Silva.
Com as duas novas fábricas o grupo coloca o Brasil no mesmo patamar da Europa e dos Estados Unidos em níveis industriais, o que proporciona maior disponibilidade de bicicletas para o mercado, com um mix de produto extenso, e uma qualidade de padrão internacional”, explicou Pierre de Tarde.
Com a novidade, a S2 Indústria da Bicicleta segue sua trajetória de inovação e elevação de patamar, algo que acompanha a empresa não só no mundo industrial, mas também no estímulo ao esporte com projetos como a S2 Sports, apoio ofi cial à atletas de MTB, Estrada, Enduro e Triatlhon, e trabalhos como o Sense Trails e o Pump Track Sense Grom Zone, que estimulam a cultura da bike no Brasil.
“A S2, com a Sense e a Swift Carbon, conseguiu na sua maior força a capacidade de interação e incentivo ao ciclismo, e de impacto social. Além dos produtos, que são desejados, temos essa capacidade de interação com quem realmente usa nossos produtos, e essa será a maior contribuição da S2 com o ciclismo, a nível global. Nós sempre estaremos puxando o mercado, e estimulando as demais marcas a fazer o mesmo”, comentou Henrique Ribeiro CEO da S2 Indústria da Bicicleta.
“O Brasil, que é nossa pátria mãe, temos o compromisso de ampliar nossa presença e o nosso incentivo ao mundo da bike, de norte a sul, e de leste a oeste”, finalizou Henrique.
Otimismo
O PIM (Polo Industrial de Manaus) continua atraente para potenciais investimentos nacionais e estrangeiros. O diretor-executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Paulo Takeushi, vê com otimismo as possibilidades de novos negócios.
“A demanda por bicicletas e motocicletas continuará a crescer em 2022. É um cenário muito positivo”, avalia ele. Para Takeushi, a bicicleta teve um papel muito importante na pandemia, seja no transporte individual ou na questão de entregas. “Essa demanda deve continuar aquecida”. Segundo o representante do setor, há um ambiente de recuperação econômica, com isso observa-se a diversifi cação das empresas instaladas no parque fabril, além do portfólio de novos produtos no PIM relacionado ao setor de duas rodas.
Ele acredita que a tendência de incluir cada vez mais a bicicleta na vida das pessoas tende a crescer muito, visto que o esporte ciclismo cada vez mais, tem feito parte da vida do brasileiro.
Com todo cenário causado pela pandemia da Covid-19 ficou claro que a população decidiu se exercitar e cuidar mais da saúde, optando pela bicicleta como um destes meios, não utilizando apenas para saúde e esporte, mas também como deslocamento pelas cidades e estradas.
Fonte: JCAM