01/04/2014
Senadores mediam crise e greve na Suframa pode terminar quarta-feira
A crise que envolve a greve da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e que já dura mais de 40 dias, vem contando com a mediação dos senadores Ângela Portela (PT), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Vanessa Grazziontin (PC do B-AM). Os parlamentares têm mantido reuniões com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na intenção de intermediar os pedidos feitos pelos servidores grevistas, de melhorias salariais e estrutura nas unidades do órgão.
A Folha apurou que nesta segunda-feira, 31, o comando de greve finalizou um documento que foi encaminhado ao ministério com as demandas mais iminentes. O processo de negociação, conforme Ângela Portela, está avançado e, caso o documento seja aceito pelo ministério, deve pôr fim à greve.
A deliberação partiu depois de uma assembleia com os grevistas. E o fim da greve e a consequente volta ao trabalho devem ocorrer assim que o aceite do ministério, quanto às propostas, for oficial. De acordo com a senadora, isso pode acontecer até esta quarta-feira, 02.
Um dos primeiros pontos é instituir a comissão que vai estudar o plano de cargos e salários da Suframa. “Nosso objetivo é buscar uma solução para a greve, considerando que está atrapalhando todo o desembaraço das mercadorias para os estados abrangidos pelo órgão”, declarou a parlamentar.
A atuação dos senadores aconteceu no sentido de favorecer o diálogo entre o comando de greve e o Governo Federal, via ministério. “Estivemos reunidos com o ministro Mauro Borges, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e pedimos empenho na busca por uma solução para a greve. Uma das nossas solicitações foi a realização de convênios com as secretarias estaduais de Fazenda para que o desembaraço dessas mercadorias acumuladas, no decorrer desse período de greve, seja agilizado. As demandas dos servidores também foram discutidas, com a intenção de agilizar seus atendimentos”, disse. O deputado federal Raul Lima (PP) também participou do encontro representando a bancada de Roraima.
A senadora lembrou que há cerca de duas semanas a superintendência realizou o concurso público para admissão de novos funcionários, o que resolve parte das reclamações dos grevistas. Os novos servidores devem ser empossados ainda neste semestre. “Nossa perspectiva é positiva. Acredito que a conversas entre o ministério e comando de greve devem resultar no entendimento, e, certamente, ainda esta semana teremos uma solução pacífica para a questão”, frisou.
Fonte: Folha Web
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....