CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Semtrad define projetos para investimentos em 2014

  1. Principal
  2. Notícias

03/09/2013

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) pretende captar R$ 13,4 milhões junto ao governo federal para programas que serão desenvolvidos a partir de 2014.
 
Entre os projetos, a Semtrad deverá concentrar esforços no programa Trabalhador Online, Informática para Todos Itinerante, Chão de Fábrica e Galeria do Artesanato.
 
O projeto Trabalhador Online pretende capacitar 140 mil trabalhadores, disponíveis ou não no mercado de trabalho, por meio de cursos de longa distância demandados pelo comércio, indústria e prestadores de serviços.

Todos que concluírem os cursos serão encaminhados para entrevistas de emprego. A expectativa é que ao menos 40% deles sejam inseridos no mercado de trabalho. “Todos estarão devidamente capacitados e consequentemente preparados para trabalhar”, disse Guto.

O projeto Informática Itinerante será voltado para jovens em situação de risco social ou a procura do primeiro emprego. Durante 30 dias, uma unidade móvel - uma carreta baú equipada e confortável – será a sala de aula dos jovens que participarão de cursos de informática.

A carreta irá percorrer os bairros com maior número de habitantes, em todas as zonas de Manaus. A previsão da Semtrad é que quatro mil jovens sejam beneficiados e que 40% deles sejam inseridos no mercado de trabalho.
 
O terceiro projeto, o Chão de Fábrica, capacitará trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM). “A finalidade é qualificar 1,6 mil trabalhadores para atender ao PIM  com cinco cursos voltados para a melhoria e qualidade dos produtos industrializados”, esclareceu Murilo Cunha, do setor de planejamento da Semtrad.
 
O quarto projeto é a implantação de um Galeria de Artesanato no Centro da cidade. Segundo o diretor do departamento de economia solidária, Virgílio Melo, “o espaço servirá para a difusão cultural e artística, na formação, capacitação e promoção das políticas públicas do setor em favor dos artesãos manauenses”.
 
Os projetos serão analisados pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, para depois serem apresentados nos Ministérios em Brasília. Para 2014, todas as secretarias do executivo municipal pretendem captar juntas R$ 2 bilhões em projetos para investir em Manaus.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House