13/11/2013
“Tivemos uma reunião com o Polo e o estamos estudando. O novo PPB será costurado dentro daquilo que nós desenhamos para que não venha afetar nenhuma das empresas já instaladas e também para que possamos captar mais empresas para o Polo de Concentrados. A proposta apresentada pela indústria foi que se mantenha, mais ou menos, o PPB que nós temos hoje. Nós teremos que nos adequar a uma nova realidade fiscal de forma que o polo não perca qualquer ganho já obtido”, afirmou o dirigente.
Propostas
Umas das propostas já acordadas entre os dois lados destaca-se a fabricação de embalagens de bebidas na própria ZFM. Para Antônio Silva, a principal vantagem da instalação de indústrias de embalagens dentro do PIM é a criação de novos postos de trabalho.
Essa regionalização é em função de trazermos para cá todo e qualquer atividade industrial que venha a aumentar os nossos empregos e, com isso, aumentar nossa renda. Nós somos partícipes dessa discussão. Fomentando empregos aumentamos também a renda e a economia, de modo geral.
Após apresentar os principais pontos para dar início às alterações no PPB, Igrejas disse esperar a compreensão de todos os envolvidos na discussão, tendo em vista que a medida pode atingir mais uma empresa do que outra, e pediu a todos que compartilhem suas propostas e ideias para que se possa redigir um texto de Portaria Interministerial que atenda aos anseios de todos, trazendo benefícios em médio prazo para o segmento. “É comum haver diversas reuniões para se tratar de alterações nas portarias que regulam as atividades industriais, portanto é importante ressaltar que teremos quantas reuniões forem necessárias para chegar a um acordo. Ainda assim, espero podermos chegar a um consenso no menor prazo possível”, destacou o superintendente.
Negociações
As discussões estão em fase inicial e foram bem aceitas pelos representantes e consultores das empresas instaladas no parque fabril local. Algumas sugestões já foram discutidas durante esta primeira reunião a fim de se dirimir as dúvidas iniciais, esclarecendo pontos importantes aos envolvidos nas negociações e norteando o trabalho da autarquia, que deve encaminhar até a próxima semana um questionário para coleta de informações junto às empresas do polo de concentrados.
Uma nova reunião ficou pré-agendada para o final do mês de janeiro de 2014, intervalo considerado suficiente para que as partes envolvidas possam destacar novos tópicos a serem discutidos para a redação do novo texto para o Processo Produtivo Básico.
Fonte: JCAM