![](https://cieam.com.br/ohs/data/images/2/Samsung-Ufam-e-Ifam-fecham-parceria-de-capacitacao-profissional.jpeg?d=)
22/12/2020
Fonte: BNC Amazonas
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e a empresa Samsung, por meio de sua unidade instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM), lançaram, no último dia 17, o Projeto Super.
A iniciativa visa integrar educação e pesquisa para fomentar a capacitação de recursos humanos, em áreas de cunho tecnológico.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou do lançamento e sua atuação na administração dos incentivos federais foi destaque.
Desse modo, os estímulos permitem a atração de empresas à região e contribuem para a promoção do desenvolvimento socioeconômico local.
Representantes
O evento de lançamento foi realizado por meio de plataforma virtual – devido ao coronavírus (covid-19) – e contou com a presença de representantes de cada instituição.
Conforme destacaram eles, a parceria integra ações para a realização de projetos que geram benefícios à comunidade.
De acordo com o reitor da Ufam, Sylvio Puga, mais de 700 estudantes já foram beneficiados desde que a iniciativa foi iniciada.
“A parceria foi assinada em março de 2020 (…). Diante do desafio mundial frente a uma pandemia, decidimos continuar e, neste momento, apresentamos à sociedade os resultados do trabalho dedicado de todos que estão envolvidos”, disse.
Segundo Eusébio Lee, diretor de pesquisa da Samsung, é fundamental capacitar os alunos da região em áreas do conhecimento que possam reduzir a distância entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho.
“Por meio da parceria, buscamos promover investimentos na melhoria da infraestrutura de laboratórios e equipamentos, melhorando condições de ensino”.
Para ele, essa é uma forma de a Samsung “reforçar sua relação com a academia e o estado”.
Conforme o titular da Suframa, Algacir Polsin, a promoção do desenvolvimento regional é um dos pilares da ZFM.
“O Projeto Super é a união de instituições públicas e empresas, cada uma com suas demandas e contribuições, de forma integrada”.
Alcance
De acordo com o projeto, 9 cursos de áreas tecnológicas da Ufam serão contemplados com ações para todo o período de permanência dos alunos na universidade.
Dessa maneira, desde o currículo básico até a qualificação avançada específica.
Portanto, os estudantes terão cursos de capacitação alinhados com as demandas do mercado e Iniciação Científica e Tecnológica.
Além de promover maior capacitação, um dos efeitos positivos que se espera é a redução da evasão dos alunos por meio da ampliação do ensino de qualidade e a aproximação com o mercado de trabalho.