09/04/2014
A companhia sul-coreana está reforçando as apostas na quinta versão de seu carro-chefe, o smartphone Galaxy S5,que começa a ser vendido mundialmente na sexta- feira, para corrigir o curso da empresa e provar sua capacidade em se manter como um grupo inovador. No Brasil, o modelo custará R$ 2,6 mil.
O Galaxy S5 teve um começo fraco no mercado doméstico da Samsung, como lançamento na Coreia do Sul prejudicado por uma suspensão temporária das vendas de operadoras celulares locais e críticas de que o novo aparelho não possui recursos atraentes o bastante.
Evidenciando os desafios, a Samsung definiu que o preço do modelo S5 ficará até 10% abaixo do lançamento do modelo S4, mesmo não contando com a expectativa de que sua principal rival, a Apple, atualize sua linha de produtos até setembro.
A companhia também reduziu os gastos com marketing para manter as margens estáveis. A maior fabricante de aparelhos móveis do mundo estimou que o lucro operacional para o trimestre de janeiro a março deve cair de 4,3% para 8,4 trilhões de wons (US$ 7,96 bilhões), levemente abaixo de uma estimativa média de 8,5 trilhões de wons (US$ 8,1 bilhões), obtida entre analistas. No quarto trimestre, a queda foi de 6%, no primeiro recuo na comparação anual em dois anos.
Para o primeiro trimestre, a companhia estimou vendas em 53 trilhões de wons (US$ 50,35 bilhões), ante uma projeção de 54,58trilhõesdewonsdomercado. Os resultados trimestrais completos devem ser divulgadosaté25deabril. Os smartphones representam mais da metade do lucro da Samsung.
Modelos econômicos
A queda de lucro deve fazer a empresa aprimorar o foco em contenção de custos e no segmento de modelos mais baratos. Isso ressalta a importância de encontrar um novo segmento de crescimento além dos smartphones.
“Essa estratégia dá competitividade de preço, o que pode ajudar o volume de vendas e defender o lucro no geral”, disse Lee Min-hee, analista do IMInvestment. “O Galaxy S5 não é algo que vai causar admiração dos investidores… E basicamente é o mesmo celular topo de linha neste momento. Os smartphones não oferecem mais inovação revolucionária e estão equiparados em certo ponto.”
A esse respeito, o Galaxy S5 marca uma grande mudança para a Samsung, que está deixando de dar ênfase em inovação de hardware para ressaltar recursos como design polido.
JK Shin, co presidente-executivo e diretor da área de mobilidade da Samsung, chamou a estratégia de “volta ao básico”, na expectativa de que ela ajude a maior companhia de tecnologia do mundo em receita a conter custos de componentes e tornar seus produtos mais chamativos a um público mais amplo.
Brasil
Em muitos mercados, como o Brasil, a expectativa é de que as vendas de smartphones cresçam menos em2014 do que no ano passado. A Abinee (Associação da Indústria Elétrica e Eletrônica) projetou aumentode61%, metade do registrado em 2013. Já o instituto de pesquisa IDC divulgou em fevereiro uma projeção de aumento de vendas de 36,3%. Muitas fabricantes começam a apostar em alternativas ou complementos como os aparelhos vestíveis, com destaque para os relógios inteligentes. Na sexta-feira, chegam às lojas brasileiras os “smartwatches” da Samsung Gear 2 e Gear Fit.
Fonte: O Estado de São Paulo