CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Salcomp, em parceria com Universidade do Amazonas, oferece cursos profissionalizantes para colaboradores

  1. Principal
  2. Notícias

23/05/2023

A Salcomp Brasil, fábrica e desenvolvedora de produtos eletrônicos, oferece cursos profissionalizantes e de pós-graduação para colaboradores de sua unidade de Manaus, no Amazonas. A parceria firmada entre a empresa e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em maio de 2022 já tem gerado frutos. Cerca de 14 pessoas foram capacitadas e 19 estão em fase de conclusão da pós-graduação ou pós-técnico.

Dentre os cursos oferecidos estão pós-graduação em Indústria Inteligente 4.0 e pós-técnico em Capacitação para Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de Recursos em Manufatura Aditiva, e Processos Produtivos Inteligentes sob o Contexto da Indústria 4.0.

“Com a certificação em mãos, os colaboradores se tornam mais capacitados na busca e na solução de problemas, suportam os demais colegas tirando dúvidas. Por meio dos cursos, a Salcomp incentiva a educação dos colaboradores, impulsionando a qualidade de mão de obra, tão exigida pelos clientes e ainda reduz a dependência de fornecedores chineses. É uma parceria ganha-a-ganha entre a empresa e o colaborador”, diz Márcio Sousa, Gerente de Operações da Salcomp Brasil.

Dependendo do curso de interesse, a seleção dos colaboradores para a abertura das turmas é feita pela própria Universidade, que leva em consideração a formação do funcionário.

Para Suzana Kamimura, Coordenadora de Produção na empresa, os cursos oferecidos têm proporcionado oportunidades importantes para o crescimento profissional no futuro. “Por meio dos cursos temos a possibilidade de ampliar ainda mais nosso conhecimento. Além disso, tudo que aprendemos se torna base necessária para uma nova revolução industrial que já está batendo à nossa porta” diz Suzana.

“O curso tem me trazido visões diferentes sobre a área e o compartilhamento de experiências entre os estudantes é enriquecedor para o meu aprendizado. Podemos somar nossos conhecimentos nas mais diversas áreas de Automação, Indústria Lean, Sistemas Digitais, Modelagem e Otimização de Sistemas, Sistemas em Tempo Real, Robótica Colaborativa e Aprendizado de Máquinas. Só tenho a agradecer aos professores e toda equipe de coordenadores do projeto por essa oportunidade tão importante na minha carreira” acrescenta Siomar Alencar, Coordenador de Engenharia de Teste as Salcomp.

Sem término para o fim desta parceria, novos programas estão sendo estudados para a implementação nos próximos meses. “A união da Salcomp com a UEA tende e a se fortalecer cada vez mais. Estamos entusiasmados analisando novas iniciativas para incentivar nossos colaboradores na busca do conhecimento”, ressalta Márcio.

Os cursos oferecidos não têm custo para os colaboradores. Para ofertar o benefício, a Salcomp utiliza recursos da Lei da Informática (Lei nº 8.248/1991), criada no início da década de 1990 como um instrumento de política industrial a fim de estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações. Sua aplicação na Zona Franca de Manaus (ZFM) é gerida pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia – CAPDA.

Sobre a Salcomp

A Salcomp é líder mundial no mercado de carregadores para dispositivos móveis com 50 anos de tradição. Fábrica e desenvolvedora de produtos eletrônicos, tem como compromisso produzir itens sustentáveis, inovadores e de qualidade.

Com sede no Brasil há mais de 20 anos, está presente em oito países referências para o desenvolvimento e inovação tecnológica, incluindo escritórios em Hong Kong, Tóquio e Seul.

Website: http://www.salcomp.com.br/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/salcomp/

Instagram: https://www.instagram.com/salcompbr/

Fonte: Comunicação CIEAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House