17/01/2023
A nova Royal Enfield Super Meteor 650 será produzida no polo industrial da marca, em Manaus, inaugurado no ano passado. O modelo será comercializado ainda este ano em duas versões e terá sete opções de cores.
Royal Enfield Super Meteor 650 está confirmada para o Brasil
Conforme anunciado pelo Garagem360, a Royal Enfield bateu recorde de vendas em 2022, e a expectativa para esse ano é de crescimento sobre os resultados obtidos. Isso, graças ao novo polo industrial do marca, recém-inaugurado em Manaus (AM), bem como a série de novidades que a empresa lançará no mercado durante os próximos meses.
Um deles é a nova Royal Enfield Super Meteor 650, que acaba de ser confirmada com produção local. Por aqui, ela será vendida em duas versões, a Super Meteor 650 e a Super Meteor 650 Tourer, além de sete opções de cores.
Revelada no Salão de Milão em novembro de 2022, a novidade foi apresentada em todas as versões e cores durante o Rider Mania, festival de motos organizado pela fabricante na Índia, no final do mesmo mês.
O modelo passa a ser comercializado imediatamente no mercado indiano e chega à Europa em março de 2023. Por aqui, a nova moto será lançada ainda este ano, porém, sem data exata revelada.
O que sabemos sobre o modelo
A motocicleta é beneficiada por um novo chassi, que entrega centro de gravidade mais baixo para dar mais estabilidade em altas velocidades e facilitar as manobras.
Além disso, a Super Meteor 650 é a primeira moto da Royal Enfield a contar com suspensão dianteira de garfo invertido, com curso de 120 mm. A suspensão traseira é composta por dois amortecedores e possui curso de 101 mm, além de cinco níveis de ajuste de pré-carga da mola.
A novidade é impulsionada pelo motor bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem sido usado nos modelos Interceptor 650 e Continental GT 650. O propulsor tem 47 cv de potência e 5,3 kgfm de torque. Aliado ao motor está a transmissão de 6 marchas.
Visual da Royal Enfield Super Meteor 650 tem pegada retrô
Além das cores, chamam a atenção nos modelos da Royal Enfield os logos estampados nos tanques de combustível. Na Super Meteor 650 eles também estão presentes e recebem um toque premium.
Em termos de design, a Super Meteor 650 possui um assento baixo e amplo, que também proporciona maior conforto. O painel é composto por velocímetro analógico e uma tela LCD com informações como conta-giros, indicador de marcha engatada, nível de combustível, relógio e hodômetro.
Os manetes de freio dianteiro e de embreagem são ajustáveis e exibem o logo da Royal Enfield, com estilo retrô.
Os botões de comando possuem design premium e estão instalados em novas caixas de alumínio, com posicionamento ao alcance das mãos dos pilotos.
No quesito conectividade, a motocicleta conta com o navegador curva a curva Tripper, desenvolvido em parceria com o Google. Para utilizar o recurso, basta instalar o aplicativo da Royal Enfield para smartphones e parear o dispositivo com a motocicleta através de uma conexão Bluetooth.
Além do Tripper, outro toque de tecnologia no modelo é a existência de uma entrada USB, localizada discretamente na carenagem lateral esquerda. Outro destaque do modelo é o farol em LED.
O tanque de combustível é de de 15,7 litros e os pneus são largos e sem câmara, com roda de liga leve de 16 polegadas na traseira e de 19 polegadas na dianteira.
Pacotes opcionais de personalização
Assim como acontece com os demais modelos da Royal Enfield, a Super Meteor 650 contará com uma linha ampla de acessórios. O pacote Solo, como o nome indica, é dedicado à variante solo tourer da Super Meteor 650 e conta com acessórios como retrovisores com encaixe na extremidade das manoplas, protetor de guidão, indicadores de direção em led para a dianteira e para a traseira, rodas exclusivas e pedaleiras deluxe, entre outros itens.
Já o pacote Grand Tourer oferece elementos como manoplas, protetor de motor, luzes de neblina em LED, e retrovisores dedicados à Super Meteor 650 Tourer, por exemplo.
Fonte: Garagem 360