CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Rotor produzido no PIM é encaminhado para usina de Belo Monte, no Pará

  1. Principal
  2. Notícias

19/01/2015

Até o final deste mês a usina hidrelétrica de Belo Monte deve receber o primeiro rotor de turbina fabricado em Manaus. O componente, de grande porte, é o primeiro de quatro rotores que serão produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) pela empresa Voith Hydro. A peça saiu de Manaus na última semana em direção ao rio Xingu, no Estado do Pará, onde a usina está sendo construída.

A segunda peça está em fase de produção e deve ser entregue em julho. A usina vai operar com um total de 18 rotores. O primeiro rotor de turbina a fazer parte da usina hidrelétrica de Belo Monte pesa 320 toneladas e tem dimensão de 8,5 metros de diâmetro por 5,6 metros de altura ( equivalente a um prédio de dois andares). O equipamento tem capacidade de vazão para 770 mil litros de água por segundo. A produção da peça foi concluída em dezembro.

De acordo com o presidente da Voith Hydro América Latina, Marcos Blumer, a fabricação do componente contou com a mão de obra de aproximadamente 250 colaboradores envolvidos direta e indiretamente nas etapas de fundição de componentes, que ocorre na unidade da empresa localizada em São Paulo; e nos processos de montagem, solda, usina e pintura, que acontecem na Voith instalada no distrito industrial.

Fonte: JCAM


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House