06/05/2019
Notícia publicada pelo site Gazeta do Povo
Depois de leiloar 12 aeroportos, dez terminais portuários e um trecho da ferrovia
Norte-Sul nos 100 primeiros dias de mandato, o governo se prepara para uma nova
rodada de concessões na área de infraestrutura. Estão previstos leilões de duas
rodovias, uma ferrovia e onze terminais portuários até o m do ano, segundo
dados do ministério da Infraestrutura. A expectativa é atrair investimentos de, no
mínimo, 9,1 bilhões.
A única área que cará sem novos leilões em 2019 será a de aeroportos. O governo
já anunciou que a próxima rodada de concessões terá 22 aeroportos, divididos em
três blocos: Sul, Norte I e Central. O leilão, porém, só deve acontecer em 2020,
porque o Ministério de Infraestrutura ainda precisa incluir a carteira no Programa
de Parcerias e Investimentos (PPI), que qualica na lista de desestatizações os
ativos que serão concedidos, vendidos ou fechados. O programa ainda não se
reuniu neste ano.
Os leilões previstos ainda para 2019 são de áreas que já foram incluídas pelo PPI na
lista de desestatizações durante o governo Temer. Por isso, o governo Bolsonaro
pode dar continuidade aos projetos e realizar os leilões.
Setor de portos tem o maior número de leilões previstos
sem contar com os dez que já foram arrendados no m de março e início de abril.
Os terminais que ainda vão à leilão estão nos portos de Belém (PA), Santos (SP),
Santana (AP), Paranaguá (PR) e Suape (PE).
São espaços para armazenamento e movimentação de combustíveis, celulose,
madeira e graneis em geral. O ministério de Infraestrutura não divulgou a previsão
de investimento em cada um dos terminais.
Dois trechos de rodovias devem ir à leilão
Se nos 100 primeiros dias nenhuma rodovia foi leiloada, até dezembro o ministério
de Infraestrutura quer leiloar dois trechos rodoviários. Um deles é na BR-101, em
Santa Catarina. São 221 quilômetros começando no município de Palhoça e indo até
São João do Sul, na divisa com o Rio Grande do Sul.
A expectativa é atrair investimentos de, no mínimo, R$ 4,1 bilhões ao longo dos 30
anos de concessão. O critério de seleção do vencedor do leilão será o de menor
tarifa de pedágio.
O vencedor terá de construir 79,7 km de terceira faixa e mais 73,7 km de vias
marginais, além de outras melhorias como passarelas, iluminação, acessos à
rodovia e bases operacionais
Outro trecho a ser licitado é o das BRs 364-365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG),
no Triângulo Mineiro. São, ao todo, 437 quilômetros de estrada e necessidade de a
empresa vencedora investir, pelo menos, R$ 2 bilhões. O prazo de concessão
também será de 30 anos. O edital deve ser lançado neste segundo trimestre e o
leilão deve ser realizado no 3º trimestre.
O vencedor terá de duplicar 44,2 quilômetros da rodovia, construir 160 km de
terceira faixa e 19,4 km de vias marginais e implantar 80 km de acostamentos na
BR 364, em Goiás.
Já na área de ferrovias, após leiloar um trecho de 1.537 quilômetros da Norte-Sul
para a Rumo, o governo se prepara para a concessão da Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (Fiol). São 537 quilômetros de Ilhéus até Caetité, ambos na Bahia. O
prazo de concessão é de 33 anos e o investimento previsto para este período chega
a R$ 3 bilhões.
A Fiol é uma importante ferrovia para o escoamento de minério de ferro no sul do
estado da Bahia e de grãos do oeste baiano. Do trecho que será concedido à
iniciativa privada, 80% das obras já foram concluídas pela Valec, a estatal de
ferrovias. O vencedor dará continuidade ao projeto, além de administrá-lo e
melhorá-lo.
Como foram os 100 primeiros dias
Nos 100 primeiros dias de mandato, o governo leiloou 12 aeroportos, dez terminais
portuários e um trecho da ferrovia Norte-Sul. Ao todo, a União arrecadou R$ 5,8
bilhões à vista e os vencedores assumiram compromissos de investimento de R$
6,82 bilhões ao longo do tempo de concessão, em média 30 anos.
Os ativos leiloados também já estavam qualicados pelo PPI e os editais foram
lançados ainda no governo Temer. Mas o governo anterior não teve tempo hábil de
nalizar os leilões e deixou como herança para a gestão Bolsonaro.
Confira os leilões de infraestrutura previstos para 2019,
segundo o ministério de Infraestrutura
RODOVIAS
BR-364/365/GO/MG (437 km)
Prazo: 30 anos Status: Aguardando Acórdão TCU. Leilão previsto: 2019
BR-101/SC (211 km)
Localidade: Div. SC/RS – Paulo Lopes
Investimento: R$ 4,1 bilhões
Prazo: 30 anos
Status: Audiência Pública concluída em 28/12/18.
Leilão previsto: até dez/19
FERROVIA
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (537 km)
Local: Ilhéus/BA - Caetité/BA
Investimento: R$ 3,0 bilhões
Prazo da concessão: 33 anos
Status: Audiência Pública concluída em out/18.
Leilão: 2019
TERMINAIS PORTUÁRIOS
Porto de Belém Terminal BEL 06 (GLP)
Portos de Santos Terminal STS13 (Combustíveis)
Terminal STS13A (Combustíveis)
Porto de Santana Terminal MCP 01 (Madeira)
Porto de Paranaguá 3 Terminais - PAR 07, PAR 08 e PAR XX (Granéis)
Porto de Suape Terminal SUA 01 (Veículos) Terminal SUA 05 (Conteineres)