CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Revitalização paralisada

  1. Principal
  2. Notícias

06/06/2019

Reportagem publicada pelo Jornal Acrítica

Wal Lima

Quinze dias após a Prefeitura de Manaus anunciar o início da revitalização das ruas do Distrito Industrial, a reportagem do jornal A CRÍTICA visitou o local onde as obras seriam iniciadas nos trechos que ligam a Bola da Samsung e as avenidas dos Oitis e Buriti, mas não encontrou nenhuma máquina trabalhando.

No dia 20 de maio, o prefeito Artur Neto (PSDB) afirmou durante o lançamento do pacote de obras que a revitalização asfáltica conta com um investimento de R$ 136 milhões e que logo após o processo de fresagem (retirada do asfalto antigo), que iniciaria no mesmo dia, as ruas passariam pelo processo de recapeamento.

Entretanto, a reportagem identificou que apenas uma das mãos da avenida dos Oitis passou pelo processo de fresagem num percurso de aproximadamente 2 km até a fachada da empresa Coplast.

O local é o mesmo onde várias máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura
(Seminf) foram instaladas no dia do lançamento do pacote de obras. Dona Rivera Cecília Miranda Teixeira, 34, que é gerente de um restaurante localizado em frente à Bola da Samsung, informou que as máquinas ficaram posicionadas por menos de uma semana e que não houve obra no local.

"Eles (os trabalhadores) ficaram instalados na Bola da Samsung, fizeram uma maquiagem e foram embora", afirmou a gerente, ressaltando que apenas foi realizado um serviço de capinagem no local.

O industriário Rodrigo Freitas, 28, que todos os dias passa pela região, também confirmou não ter visto nenhuma atividade sendo realizada pela Seminf. O microempreendedor Paulo Santarém, 43, que trabalha prestando serviços num posto de gasolina localizado na Bola da Samsung, também confirmou a informação, demonstrando revolta com a situação das vias do Distrito Industrial. "Quase toda semana tenho que revisar a suspensão e os pneus do meu carro, porque estas ruas estão muito ruins de transitar", afirmou o trabalhador.

Dona Rivera Cecília Miranda Teixeira, gerente de um restaurante localizado em frente à Bola da Samsung, informou que as máquinas ficaram posicionadas por menos de uma semana e que não houve obra no local.

Em números #35 É o número de ruas do Distrito Industrial de Manaus que serão recuperadas no pacote de obras da prefeitura. As vias receberão freassem, drenagens superficiais, recapeamento asfáltico e confecção de calçadas.

O cronograma obedece os critérios estabelecidos pelas equipes técnicas da Suframa. A verba é de emenda de parlamentares federais.

Ao ser questionada sobre o assunto, a Seminf afirmou que a revitalização do Distrito Industrial é fiscalizada pela Suframa e segue normalmente. Informou também que já foi preparado o canteiro de obras. "Assim que estiverem nas vias, vamos divulgar a intensificação do serviço", acrescentou a assessoria. Empresa Etam ganha primeiro lote.

A empresa Etam foi a vencedora do processo licitatório referente ao lote 1 das obras de revitalização do Distrito Industrial. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da Suframa ontem, que afirmou que a entrega da documentação licitatória será analisada por uma equipe técnica em até 15 dias. Após a análise da Suframa, a prefeitura poderá assinar o contrato e dar o início às obras, com prazo de 10 meses para conclusão a partir da assinatura do contrato.

O lote 1, que é o mais crítico e conta com aproximadamente 36 km de vias, entre as quais estão a Bola da Suframa, as avenidas governador Danilo de Matos Areosa, Ministro João Gonçalves e Ministro Mário Andreazza, além das ruas Rio Quixito, Guaruba, Rio Jaguarão e Itaúba.

A obra completa de revitalização das ruas do Distrito Industrial está dividida em três lotes. Os lotes 2 e 3, cujas obras foram iniciadas no dia 20 de maio, agregam vias com nível leve e intermediário de criticidade, como as ruas Buriti, Tambaqui, Matrinxã, Tucumã, Poraquê, Jutaí, Mogno, Ipê, Cupiuba, Oitis, Autaz Mirim, Solimões e adjacentes, além das bolas da Gillette e Samsung.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House