21/08/2024
Recebemos na tarde do dia (20/08), a Fundação Guamá que apresentou suas principais iniciativas durante uma visita ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), com o objetivo de estreitar relacionamentos e explorar sinergias para o desenvolvimento sustentável da região. Entre as iniciativas discutidas, destaca-se a implementação de um parque científico e tecnológico no município de Tabatinga, um projeto realizado em conjunto com a UFAM, IFAM, UEA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Estiveram presentes na reunião Vitarque Coelho, da Coordenação Geral de Gestão de Território do MIDR; Adriana Carvalho, consultora do MIDR; Guilherme Vilagelim, da SEDECTI; Eliel Brandão, representando o PaCTAS/UFAM; Milksom Campelo e Emanoel de Almeida, ambos da Fundação Guamá; Lúcio Flávio, presidente executivo do CIEAM; e Rebecca Garcia, conselheira do CIEAM, que participou de forma virtual e pontuou diversos assuntos relacionados ao tema, especialmente sobre o investimento da iniciativa privada nesse tipo de proposta.
Nesse primeiro momento, a Fundação Guamá foi contratada para realizar um levantamento junto às instituições da região e ao setor privado, com o objetivo de definir o modelo de governança para o parque tecnológico. O projeto busca atender à tríplice hélice, integrando o setor privado, as instituições de pesquisa e entidades dispostas a colaborar no desenvolvimento da bioeconomia, segmento que será o foco principal do parque.
Durante o encontro, o Presidente Executivo do CIEAM, Lúcio Flávio destacou as dificuldades e alguns entraves burocráticos que podem surgir, mas reafirmou a disposição do CIEAM em colaborar para o sucesso do projeto. A Fundação Guamá, que lidera as tratativas para consolidar a governança do parque, está empenhada em atrair empresas para a região, garantindo que não haja os gargalos enfrentados por outras entidades. O PaCTAS/UFAM, por sua vez, desempenha um papel fundamental na articulação com as instituições de pesquisa, reforçando a capacidade do parque em se tornar um polo de inovação.
O esforço conjunto visa não apenas estruturar a governança do parque científico e tecnológico no Alto Solimões, mas também fomentar o desenvolvimento da bioeconomia no Amazonas, transformando a região em um exemplo de inovação e sustentabilidade.
Sobre o CIEAM:
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade representativa das indústrias do Amazonas, com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a competitividade industrial na região.
Informações e notícias acessem nosso site (www.cieam.com.br) e siga nossas redes sociais.