CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

REUNIÃO DO “COMITÊ INDÚSTRIA ZFM COVID-19” ALINHA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE E ECONOMIA COM A PARTICIPAÇÃO DO VICE-GOVERNADOR DO ESTADO

  1. Principal
  2. Notícias

08/04/2020


O comitê se reúne toda segunda-feira para buscar soluções de enfrentamento da crise do Covid-19 que atinge o Amazonas e o mundo inteiro.

Reunido enquanto a crise do Coronavírus durar, o COMITÊ INDÚSTRIA ZFM COVID-19 esteve em videoconferência pela terceira vez nesta segunda-feira, 06 de abril, com a participação do vice-governador do Estado do Amazonas, Carlos Almeida, que fez um relato atualizado das frentes de trabalho do governo diante da crescente demanda de pacientes infectados por coronavírus que necessitam do sistema de saúde do Estado e das ações para proteger a economia do Amazonas.

A partir desta reunião, as participações contam com a mediação do amazonense Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de produtos eletroeletrônicos (ELETROS), entidade nacional com 19 empresas associadas localizadas no Polo Industrial de Manaus, que apresentou um painel com o resultado do Painel de Sugestões da última reunião com as proposições aprovadas pelo CIEAM, FIEAM e ABRACICLO encaminhadas aos governos.

“O Amazonas precisa estar unido para que possamos continuar fazendo dele importante polo para o desenvolvimento do país. Nesta semana nós coletamos as informações que compuseram o painel de sugestões, que foram deliberadas e encaminhadas”, explica Jorge Júnior.

O vice-governador Carlos Almeida apresentou o cenário do Estado diante da pandemia da Covid-19 e as medidas adotadas pelo governo estadual para conter a crise na saúde e na economia do Amazonas. “O contexto que nós temos é muito complexo porque ele envolve, como eu discuti semana passada com o Périco e os representantes do comércio, tanto uma situação de saúde pública, mas também com um impacto nunca jamais visto na economia”.

Sobre o esforço coletivo que a indústria do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Paulo Feitoza (FPF-TECH) e SENAI-AM está promovendo para produzir respiradores para atender a demanda da saúde do Estado, o vice-governador comentou sobre a necessidade urgente que o mundo inteiro tem pelo equipamento.

“Nós estamos depositando gigantesca esperança na atuação da indústria e na atuação das demais entidades privadas na conjunção de esforços para que nós possamos ter os nossos respiradores locais, eu já falei com o Wilson Périco que ainda não é o momento de nos preocuparmos com qualquer burocracia que nos impeça de ter o equipamento aqui na nossa mão, a nossa preocupação mais imediata é com o vírus que como ataca o pulmão, as pessoas agravadas têm dificuldade de respirar e precisam do respirador no mínimo de 14 a 21 dias, então a quantidade de respiradores é essencial”.

O presidente do CIEAM, Wilson Périco, fez uma atualização das ações da indústria sobre produção de EPIs para os profissionais de saúde, álcool em gel para hospitais do Amazonas e Roraima e o andamento das parcerias para a produção dos respiradores que o Amazonas necessita.

“Com relação a nossa atividade hoje, nós temos 22 indústrias com paralisações totais, ou seja, com férias coletivas e suspensão parcial das suas atividades. São 14 do segmento eletroeletrônico, três de duas rodas, todo o polo relojoeiro, isso significa hoje perto de 50 mil trabalhadores e grande parte dos trabalhadores do polo componentista também. Outra novidade é que nós atendemos uma solicitação do governador para saber quais das empresas, principalmente as asiáticas, que poderiam ajudar a trazer os respiradores e hoje veio mais uma lista com testes rápidos, EPIs, etc e assim que for possível, e houver resultado positivo dos produtos que estão sendo desenvolvidos pela Senai, FPF Tech, UEA, Transire, Honda e BIC, nós temos de três a quatro empresas oferecendo seus ambientes de fábrica e mão de obra para produzir os ventiladores pulmonares o mais rápido possível”.

O vice-governador atendeu as perguntas feitas por alguns representantes setoriais. Dentre as sugestões, destacou-se a necessidade de alternativas para os micro empresários individuais, microempresas e empresas de médio porte que foram fechadas devido às medidas de isolamento, “Muito nos motiva a participação do vice-governador conosco, nesse momento sabemos, essas organizações não possuem caixa para se sustentar e que essas empresas são responsáveis por grande parte do emprego e renda do nosso Estado e que precisam de medidas nesse período”, mencionou o Presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Rocha.

Reabertura gradual do comércio

O decreto que permite somente o funcionamento do comércio essencial foi prorrogado por mais 15 dias, de acordo com o vice-governador, que destacou toda a cadeia envolvida e afetada pelas medidas necessárias de isolamento. “Nós vamos passar os próximos três meses enfrentando isso porque a queda no número de infecções vai ser lá pelo mês de julho e ninguém pode entrar em uma geladeira esperando isso passar, não vai dar, o vírus não vai sumir, ele só vai deixar de ter letalidade quando a população se imunizar, nós vamos ter que sim progressivamente trabalhar com o isolamento de forma mais flexibilizada ao longo do tempo, mas isso tem uma condição, quando a rede de saúde suportar o afluxo de pessoas contaminadas”, avaliou.

Participações

Participaram desta reunião virtual, Alex del Giglio (SEFAZ-AM), Alfredo Lopes (CIEAM), Antonio Silva (FIEAM), Armando Ennes (WHIRPOOL), Celso Piacentini (JABIL), Claudio Barrella (SIMPLAST), Farid Mendonça Jr (CAE-SENADO), Iuquio Ashibe (CAMARA NIPO BRSILEIRA), Jean Hamon (BIC WORLD), Jeanete Portela (COIMPA), João Mezari (MOTO HONDA), João Simões (TRE/AM), Jório Veiga (SEDECTI), José Eduardo Gonçalves (ABRACICLO), Julio Brasil (ASSESSORIA DO VICE GOVERNADOR), Kathia Mendonça (ELETROS), Luciano Machado (CIEAM), Luiz Augusto Barreto Rocha (CIEAM), Luiz Cruz (SINDICATO DE BEBIDAS), Márcio Holland (FGV), Marcos Fermanian (ABRACICLO), Mauro Apor (LG), consultor Osíris M. Araújo da Silva, Paulo Pereira (FIEAM), Raphael Oliveira (OM&A), Régia Moreira (IMPRAM), Roberto Garcia (FPF-TECH), Saleh Hamdeh (FIEAM/CIEAM) e Sandro Breval (UFAM).

Desde que foi instalado pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), em 23 de março, com a participação das principais lideranças da indústria como FIEAM, ELETROS e ABRACICLO, com representações da sociedade e setores econômicos do Amazonas e do país, este Grupo têm mobilizado competências, braços e recursos para, como sociedade, enfrentarmos e vencermos esta crise.

Texto: Comunicação CIEAM

Fabíola Abess

(92) 98161-8221

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House