01/09/2015
O cancelamento da reunião preocupa a indústria, de acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, por conta do histórico negativo que a autarquia vive. "É preocupante porque nós estamos repetindo um filme que nós conhecemos. Dado a situação que vivemos hoje, sem uma regularidade das reuniões do CAS, corremos o risco muito grande de perda de negócios", avaliou. Insegurança Para Azevedo, a falta de certezas sobre o CAS aumenta a insegurança da classe empresarial. "O empresário não vai arriscar o capital dele onde o ambiente de negócios não ofereça segurança. É lamentável o adiamento por mais uma vez. Essa indefinição, como diz o ditado popular, nos deixa com a pulga trás da orelha", comentou. "É um descaso grande para com uma superintendência de desenvolvimento para a Amazônia Ocidental. Parece que os gestores do governo federal não dão a menor importância para a Suframa", criticou.
O economista e consultor de empresas, Assis Mourão, avaliou que a demora pela definição do nome para a Suframa prejudica o trabalho da autarquia. "Acho que o governo está com dificuldade de conseguir um nome para superintendente. Poderiam definir logo o Gustavo [Igrejas], que é um economista conceituado e sempre trabalhou na Suframa", defendeu. Mourão disse ainda que, diante das dificuldades políticas, o superintendente interino conseguiu realizar uma reunião do CAS em abril, que e desafogou a fila de projetos a espera de deliberação. "Agora está tudo travado. Sem reunião atrasam todos os investimentos previstos e é provável que outros Estados ofereçam condições para que esses projetos sejam implantados nas suas cidades", apontou o economista. Indefinição Em nota, a autarquia informou que "por enquanto não há nenhuma confirmação quanto à nomeação de superintendente e a questão da qualificação da Suframa como Agência Executiva é um estudo que ainda não está fechado".
Motivo
O encontro do CAS foi alterada porque o ministro do Mdic, Armando Monteiro, tem a intenção de presidir a reunião e para tanto, pré-agendou sua presença em Manaus para o dia 23 de setembro
Fonte: Amazonas Em Tempo