22/11/2013
Segundo Schaefer, o objetivo da reunião foi completar o diálogo e a interlocução junto aos atores do tema biotecnologia na Amazônia, no sentido de avançar, ainda neste ano, com a constituição do novo CBA. “Vamos criar uma instituição público-privada, através de uma associação, que vai se qualificar numa organização social com a atribuição de gerir o CBA dentro de um modelo de negócios que nós já temos consensualizado”, afirmou o secretário-executivo.
Além de Schaefer e Nogueira, participaram da reunião o secretário de Inovação do MDIC, Rafael Marques; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco; os superintendentes-adjuntos da SUFRAMA, José Nagib Lima, (Planejamento e Desenvolvimento Regional) e Adilson Vieira (Operações); e os pequisadores do CBA Antônio Lapa, responsável pelo laboratório de Farmacologia, Toxologia e Biotério, e Tetsuo Yamani, responsável pelo laboratório de Biologia Molecular no Amazonas.
Posicionamento
Para o superintendente Thomaz Nogueira, a reunião foi extremamente importante para dar o encaminhamento à constituição jurídica do CBA. “A autonomia do CBA será um grande passo para o avanço da biotecnologia na região, com foco na aplicação direta no Polo Industrial de Manaus”, afirmou.
Fonte: Portal Acrítica.com.br