29/12/2014
Foram diversos lançamentos das mais variadas marcas, algumas, finalmente, desembarcando no Brasil, e uma série de novos modelos chegando ao mercado. Deu para ver um pouco de tudo, desde motos compactas de 50cc até grandes motocicletas de luxo com motores protuberantes, passando por veículos de duas rodas equipados com motores elétricos.
Não é à toa que o mercado nacional está situado hoje entre os principais mercados de motos do planeta. O Brasil confirma o seu papel de potência no mercado de duas rodas com uma frota circulante estimada em 20 milhões, uma produção nacional de cerca de 1,6 milhão por ano, sendo considerado o quinto maior produtor de veículos de duas rodas, tanto de motos populares quanto de modelos Premium.
O grande beneficiado por isso tudo é o motociclista brasileiro que descobriu que consegue usufruir melhor do seu direito de ir e vir andando de moto. Acompanhe a retrospectiva do MOTO.com.br com os fatos e acontecimentos mais importantes de 2014 no mundo moto.
Fabricantes
Honda
A fabricante japonesa, maior representante do mercado duas rodas no Brasil, atingiu em 2014 a marca expressiva de 20 milhões de motociclistas produzidas no país. Entre os lançamentos, a Honda complementou no início do ano a família CB 500, com a aventureira CB 500X. Ao longo do ano ainda foram lançados a nova linha CB 650F e CBR 650F, a custom CTX 700N, a CB 1000R Barracuda e a curiosa NXR Bros 160.
Yamaha
A marca dos três diapasões completou 40 anos de atuação no Brasil em 2014 e teve um ano movimento no país com lançamentos interessantes como a nova MT-09, equipada com motor três cilindros, a maxi scooter Tmax 530, a trail compacta XTZ 150 e a XT 660 Ténéré com freios ABS e altura do assento mais baixa na linha 2015.
Dafra
A fabricante brasileira ampliou sua linha de scooters no mercado brasileiros com os lançamentos das maxi scooter Maxsym 400i e Cityclass 200i (lançamento atrasado). Já a Citycom 300i ganhou novos freios com sistema FH-CBS (Full Hidraulic Combined System, ou freios combinados de acionamento hidráulico).
MV Agusta
O fato mais importante da fabricante italiana aconteceu lá fora e foi o negócio que envolveu a compra de 25% da marca italiana pela marca de carros alemã Mercedes-AMG, em uma negociação que serve para capitalizar a empresa de motos e, certamente, vai influenciar no desenvolvimento de novos motos. Aqui no Brasil, a parceria da empresa italiana com a Dafra continua dando bons resultados com o lançamento de modelos equipados com motor três cilindros: a F3 800, a Brutale 800 e a Rivale, além da esportiva F4 que recebeu sistema de freios ABS.
Harley-Davidson
A fabricante americana continua dando sequência aos lançamentos de novos modelos nacionalizados e produzidos em sua fábrica, em Manaus (AM), e apresentando no mercado os superexclusivos modelos CVO Street Glide e CVO Limited, além da renovação linha touring seguindo o projeto Rushmore e o lançamento da linha de capacetes da marca no país. Depois de duas edições na cidade do Rio de Janeiro, o festival Harley Days acabou sendo transferido para São Paulo. Lá fora, nos Estados Unidos e Europa, a fabricante americana surpreendeu a todos com o lançamento das motos menores Street 750 e Street 500.
Kawasaki
A casa de Akashi comemorou seis anos em sua nova fase no Brasil e passou a oferecer no mercado nacional as renovadas Z1000 e Ninja 1000. Lá fora, a marca japonesa barbarizou com o lançamento das das novas H2 e H2R, essa capaz de atingir uma potência de até 300 cavalos pelo uso de motor sobrealimentado.
Triumph
A marca inglesa deu continuidade ao seu plano de expansão o mercado nacional, abrindo novas concessionárias, aumentando a quantidade de modelos produzidos em sua fábrica, em Manaus (AM), e complementando a linha de motos oferecida no país com o lançamento de máquinas como a Tiger 800, a Tiger Sport e a clássica Thruxton. O fato a se lamentar foi o anúncio da suspensão do projeto da moto de 250cc.
Suzuki
A marca japonesa incrementou sua atuação no mercado brasileiro com lançamentos interessantes, como é o caso da V-Strom 1000 com ABS, pela atualização de motos com pequenas modificações e mudanças no esquema de cores, como nos modelos Inazuma 250, GSR 750, GSX 1250 FA e Burgman 125i.
BMW
A fabricante alemã deu início à produção nacional da linha R 1200 GS, em parceria com a fábrica da Dafra, em Manaus (AM), e trouxe novidades importantes para o Brasil como a esportiva S 1000R, R NineT (modelo comemorativo aos 90 anos da produção de motos) e o sofisticado C 600 Sport, o maxi scooter mais caro do país, com preço de R$ 52 mil.
Ducati
A fabricante italiana continua com seu plano de expansão no mercado nacional com a abertura de novas lojas, inclusive na região Nordeste (Natal e Recife), e abre um showroom no shopping center Iguatemi JK, um dos mais sofisticados na cidade de São Paulo. A parceria industrial com a fábrica da Dafra, em Manaus (AM), também cresceu com a produção nacional de motos importantes como Multistrada 1200, Monster 1200 e 1199 Panigale.
Benelli
A marca italiana debutou no Brasil em grande estilo, no final de 2013, no Salão Duas Rodas, por meio de uma associação com o Grupo Bramont, que tem fábrica própria, em Manaus (AM), mas o projeto de desenvolvimento para o mercado nacional não teve resultados esperados em 2014. A operação da fabricante italiana começou no país com quatro modelos e o anúncio de lançamento para breve da diferenciada BN 600, com motor quatro cilindros, esperada com grande expectativa, mas que agora deve ser esperada somente para meados de 2015.
KTM
O ano de 2014 também marca a volta da fabricante austríaca ao Brasil graças a uma parceria industrial com a Dafra e sua fábrica em Manaus (AM). Nessa primeira fase devem ser lançadas 14 modelos no país com as primeiras concessionárias entrando em atividade nas cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e São Paulo (SP) para a venda dos modelos importados 1190 Adventure, 1290 Super Duke R, 50 SX e 65 SX e as motos produzidas no Brasil 350 EXC-F, 250 EXC-F e 300 EXC. Em meados de abril de 2015 juntam-se à linha de produtos as motos 390 Duke ABS e 200 Duke, ambas nacionalizadas.
MERCADO NACIONAL
Segundo a Abraciclo (associação dos fabricantes), em 2014, no período de janeiro a novembro, os números de produção totalizam 1.429.012 unidades, o que corresponde a uma queda de 10,2% em relação a igual período de 2013, com 1.592.073 unidades. Os números do acumulado do ano das vendas no atacado (da montadora para as concessionárias) fecharam 11,3% abaixo dos registrados em 2013. O volume de motos negociadas foi de 1.483.307 (2013) contra 1.316.391 (2014). A expectativa do mercado para o fechamento de 2014 é de leve retração nos patamares de produção e vendas alcançados em 2013.
Fonte: Moto.com.br, com edição da Assessoria de Comunicação do Cieam