CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Retomada começa hoje

  1. Principal
  2. Notícias

01/06/2020

Fonte: Acrítica

A partir de hoje, inicia a retomada gradual de atividades consideradas não essenciais em Manaus, que tinham sido suspensas por causa da pandemia de Covid-19. O plano de reabertura, que acontecerá por ciclos, foi anunciado na última quarta-feira pelo Governo do Amazonas, após considerar a redução no ritmo de avanço Covid 19 na capital e na ampliação da capacidade de atendimento da rede de saúde.

Nesse primeiro ciclo de reabertura, foram contemplados diversos tipos de estabelecimentos, como igrejas e tempos, lojas de variedades, de artigos esportivos e bicicletas, as de vestuário, acessórios e calçados, de artigos para casa, de móveis e colchões, joalherias e relojoarias, concessionárias e revendas de veículos em geral, óticas e floriculturas.

Também poderão funcionar, a partir desta segunda-feira, o comércio de artigos médicos e ortopédicos, os serviços de publicidade e afins, petshops e o atendimento presencial em consultório médico e odontológico, este sujeito a agendamento prévio.

De acordo com o Decreto nº 42.330, disponibilizado no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) na última quinta-feira, os estabelecimentos, tanto públicos quanto privados, deverão seguir regras incluindo distanciamento, controle de aglomeração, higiene pessoal, sanitização de ambientes, comunicação e monitoramento.

Além de protocolos padrão, o plano assegura manutenção de medidas de isolamento para pessoas de grupos de risco para Covid-19, que também devem ser seguidas pelos setores público e privado. Neste grupo estão pessoas idosas e aquelas com alguma comorbidade como pressão alta, doenças cardíacas e pulmonares, câncer e diabetes.

Os shoppings poderão reabrir e os estabelecimentos que neles funcionam também, desde que estejam entre os listados no cronograma do primeiro ciclo. O Manauara Shopping, por exemplo, informou que reabrirá com horário reduzido e um plano de abertura estruturado para preservar o bem-estar e a saúde de clientes, lojistas e colaboradores.

O funcionamento do Manauara será de 12h às 20h, diariamente, com atenção especial ao fluxo de pessoas, que está estipulado em 50% da capacidade. Haverá medição de temperatura obrigatória para todos que trabalham no shopping. Os lojistas receberam uma cartilha com recomendações.

Para proteger a população que retornará para suas atividades, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) distribuirá 10 mil máscaras de tecido nos cincos Terminais de Integração de Manaus, como medida de prevenção e combate à Covid-19. As máscaras serão distribuídas hoje, no horário de maior circulação de pessoas, das 6h às 8h.

Os itens de proteção foram feitos pelas profissionais do projeto “Costurando a Esperança, Protegendo Vidas”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas para garantir renda para pelo menos 200 costureiras desempregadas, além de ajudar na confecção e distribuição de um milhão de máscaras para a população em situação de vulnerabilidade.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House