CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Resolução ultra-alta na TV pode chegar em 2020

  1. Principal
  2. Notícias

31/08/2016

O sistema de TV digital brasileiro pode passar a funcionar com a resolução ultra-alta (4K), a partir de 2020, segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Ele afirmou, no entanto, que pode não ser possível adaptar a tecnologia ao padrão. “A solução para satélite sempre é a ideal. Mas nós temos que ter a consciência que talvez não consigamos em um primeiro momento. Mas ela não está abandonada”, disse o ministro, durante a SET Expo, feira do setor de radiodifusão que acontece em São Paulo.

De acordo com Kassab, a preocupação no momento é fazer com que a cobertura de TV digital chegue ao maior número de pessoas possível. A implantação do sistema está sendo feita em ondas e tem previsão de ser concluída em todo o país até 2023.

O padrão 4K tem qualidade de imagem oito vezes superior ao Full HD, resolução adotada atualmente no sistema de TV digital. Para adoção da tecnologia na TV aberta, há uma questão técnica de espectro disponível na radiodifusão para que as transmissões sejam possíveis. Alguns especialistas dizem acreditar que as únicas alternativas para fazer isso acontecer seriam por meio das redes de TV a cabo e de fibra óptica. O Japão, que desenvolveu tecnologia que serviu de base para o sistema brasileiro de TV digital, estreou as transmissões em 4K por satélite neste mês.

A criação do sistema brasileiro de TV digital (ISDB-T) completa dez anos em 2016. Para Hélio Costa, ex-ministro das Comunicações – esteve à frente da maior parte do processo, entre 2005 e 2010 -, os objetivos iniciais foram atingidos. O que precisa ser discutido agora é a adoção da interatividade e também do conceito de multiprogramação.

Atualmente, dez países na América do Sul, além do Brasil, usam o ISDB-T. Apenas Colômbia e Suriname ficaram de fora.

Ontem, o governo brasileiro editou um decreto que amplia de 6 milhões para 11 milhões o número de pessoas que receberão antenas e conversores de TV digital grátis dentro do programa de implantação do sistema, até dezembro de 2018. Anteriormente, só os beneficiários do Bolsa Família seriam atendidos.

Fonte: Eletrolar.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House