CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Representantes da indústria no AM apoiam cancelamento da FIAM 2017

  1. Principal
  2. Notícias

16/06/2017

Reportagem publicada no Amazonas Em Tempo

As principais entidades representativas da indústria amazonense dizem que, ao menos para os empresários, o anúncio do cancelamento da nona edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam) foi considerada acertada, levando em conta o contexto econômico do país.

Realizado a cada dois anos, em Manaus, o evento foi suspenso por decisão do Ministério do Desenvolvimento. De acordo com o Centro da Indústrias do Amazonas (Cieam), o momento não é propício para se fazer eventos desse porte. A Fiam seria realizada no período de 22 a 25 de novembro, em Manaus.

Para o presidente da entidade, Wilson Périco, a Feira traz baixo retorno financeiro aos empresários da indústria. “Vejo a decisão do Ministério como algo acertado. Não estamos em um momento propício para celebrações, visto que as empresas estão em dificuldades e o desemprego está altíssimo no setor. Comercialmente, a feira não é representativa para o setor industrial. Ela serve melhor como vitrine para outros produtos e matrizes que são independentes ao Pólo Industrial de Manaus (PIM)”, explicou.

O posicionamento de Périco encontrou coro nas palavras do vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo. Para o gestor, a Fiam é um evento oneroso às empresas. “Nos moldes em que é realizada, acaba se tornando um evento de nós para nós mesmos, teria de ser realizado fora de Manaus para alcançar os objetivos de atrair investimentos para a Zona Franca. Aqui dentro, apenas traz ônus às empresas, especialmente em um momento de crise, como o atual”, disse Azevedo.

Suframa

A Suframa informou que a principal motivação para o cancelamento da Feira foram as restrições orçamentárias sofridas pelo governo federal que impactaram na captação e destinação de recursos para a realização do evento. Segundo a autarquia, ciente de suas limitações orçamentárias, esforçou-se, especialmente ao longo dos últimos meses, para captar parcerias e patrocínios externos a fim de viabilizar a realização da feira.

“No entanto, considerando-se principalmente o momento de dificuldade e instabilidade econômicas e políticas que se verifica em todo o país, a busca por recursos adicionais não logrou o êxito almejado. Por essas razões, e em respeito à sociedade e ao empresariado regional, a Suframa não encontrou outra alternativa a não ser adotar tal posicionamento, buscando, sempre, agir com coerência e prudência diante das circunstâncias elencadas”, afirmou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House