
01/09/2025
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta sexta-feira, 29/08, a 139ª Reunião Ordinária do Conselho Superior, reunindo líderes empresariais, representantes do setor público e autoridades militares. O encontro, presidido pelo Presidente do Conselho Superior, LUIZ AUGUSTO Barreto Rocha, contou com a participação do General de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), e do ex-conselheiro da entidade, Jório Veiga.
Na ocasião, o presidente Luiz Augusto Rocha apresentou números do Polo Industrial de Manaus (PIM) e os impactos de sua atuação na economia ao General, reforçando a relevância do modelo para o desenvolvimento regional e nacional. Em sua exposição, o General Luiz Gonzaga trouxe o tema “CMA e Indústria Amazonense: Parceria para Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, destacando a importância do trabalho conjunto entre a indústria e as Forças Armadas para fortalecer a Amazônia.
A pauta da reunião abordou ainda temas estratégicos para o futuro da indústria amazonense, com destaque para a Reforma Tributária e agendas estratégicas em Brasília para a defesa do PIM, além das propostas de parceria apresentadas pelo Comando Militar da Amazônia.
Durante o encontro, também foram apresentados relatórios de atividades, os avanços nas práticas de ESG (ambiental, social e governança) e iniciativas de comunicação institucional, voltadas ao fortalecimento da imagem do PIM e à ampliação da compreensão sobre sua importância para o desenvolvimento regional e nacional.
Além do presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Barreto Rocha, e do General de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, compuseram a mesa o presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira; a conselheira e coordenadora das Comissões CIEAM, Milena Perez, CPIM; a conselheira e coordenadora da Comissão de Desenvolvimento e Inovação do CIEAM, Mariana Barrella; e o conselheiro Hamzah Ahmad Nasser.
A diversidade dos temas tratados e a presença de diferentes setores demonstram o papel estratégico do CIEAM como espaço de articulação entre indústria, poder público e sociedade, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.