CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Redução da taxa Selic promete geração de empregos no País

  1. Principal
  2. Notícias

05/08/2019

Notícia publicada pelo site Amazonas1

Cynthia Blink

Fomento ao empreendedorismo, cesta básica mais barata, incentivo para investir na bolsa de valores e um alívio no pagamento de dívidas com empréstimos com empréstimos. Esses são os resultados práticos na vida financeira do brasileiro com a decisão anunciada na última quarta-feira, 31, pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom) em reduzir a taxa básica de juros do Brasil.

Economistas e consultores de investimentos explicam que a medida busca dar início a um ciclo virtuoso da economia. A Selic determina o comportamento dos juros no mercado, ou seja, ficar com o dinheiro parado no banco não vai trazer muito rendimento depois dessa queda, o que obriga os empresários a produzirem mais se quiserem ganhos melhores e mais pessoas com renda, o que resulta em mais demandas por produtos, quanto maior a demanda mais empregos", exemplifica o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), economista Wilson Périco.

Dívidas

Se os juros não são atrativos para quem contava com os rendimentos do banco, para quem emprestou dinheiro, a notícia é boa. Já que os juros diminuíram, o boleto também vai apresentar um valor menor. Essa seria a lógica, mas Périco alerta que "é possível renegociar dívidas, mas não é automático ou obrigatório pagar menos por causa da queda da Selic, isso porque muitos contratos têm acordos pré-fixados".

Para as empresas que negociam na bolsa de valores a realidade é mais feliz. "Essas empresas também emprestam dinheiro e esses valores são indexados à Selic", informa o assessor de investimentos, Gabriel Pozzetti.

Ou seja, quanto menor a Selic menor também o valor dos juros do empréstimo e o que "sobra" será investido no próprio país, prevê Pozzetti. "Se o empresário investir mais vai gerar mais emprego e, assim, a economia vai se movimentar de forma positiva", afirmou.

Fora do Brasil

"A gente está chegando a taxa semelhante ao dos países desenvolvidos como os Estados UUnidos e quando isso acontece há um incentivo para o crescimento da produtividade do país", informou o assessor de investimentos Pozzatti. A taxa Selic estava estabilizada há pouco mais de um ano em um percentual de 6,5%, a previsão do Banco Central é que haja novas reduções até dezembro.

No mesmo dia em que o Banco Central anunciou a Selic em 6%, os Estados Unidos também diminuíram a taxa deles de 2,5% ao ano para 2%. A última vez que os americanos alteraram a taxa foi na grande crise econômica de 2008. As duas medidas têm em comum a preocupação com a performance da economia nos países.

"É melhor investir na sua atividade, aumentar a produtividade dol que ficar com o dinheiro parado. Se isso acontecer, possivelmente, até a geração de empregos pode acontecer e mais pessoas com renda significa mais demandas por produtos, quanto maior a demanda mais empregos. Entendo que é o ciclo virtuoso iniciando a rodar", acrescenta Périco.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House